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Medicina Interna em animais de companhia: apresentação de casos clínicos
2023-12-19 - Bastos, Débora Costa; Pires, Maria João; Pires, Maria João; Cheroto, Ana Laura Lucas
O presente relatório de estágio final foi realizado no âmbito da conclusão do curso de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e reflete o estágio de seis meses, correspondente ao período de setembro de 2022 a dezembro de 2022 e de janeiro de 2023 a março de 2023, realizado no Anicura Algarve Hospital Veterinário (HVA) e no Hospital Veterinário Breed em Paredes (HVPB), respetivamente. Neste relatório são apresentados e discutidos quatro casos clínicos acompanhados durante o período de estágio, das áreas de cardiologia, de parasitologia e de doenças infeciosas. Os casos clínicos foram selecionados tendo em conta a sua singularidade e importância, e também a prevalência de dois deles em certas áreas geográficas de Portugal. Os primeiros dois casos clínicos são da área de cardiologia; o primeiro aborda um bloqueio atrioventricular de terceiro grau num cão, que necessitou da implantação de um pacemaker, e o segundo é de uma gata com TEA, secundário a uma cardiomiopatia hipertrófica. Os dois últimos casos clínicos são das áreas de parasitologia e das doenças infeciosas, da região sul do país, dos quais um deles é de um cão com leishmaniose, erliquiose e riquetsiose, e o segundo é de uma cadela com dirofilariose cardiovascular. Neste trabalho são descritos todos os procedimentos que foram realizados em cada caso clínico e o seu acompanhamento, desde a anamnese, o exame físico, passando pela elaboração de uma lista de diagnósticos diferenciais, realização de exames complementares, tratamento e evolução de cada animal. Por fim, no final de cada caso clínico, é apresentada uma discussão, com apoio bibliográfico, onde são comparados os procedimentos realizados, tal como as decisões tomadas, com a bibliografia referente a cada caso clínico.
Pessoa
Pires, Maria João
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Temperamento, diferenciação emocional e bullying numa amostra de crianças do 1º Ciclo
2023-11-10 - Nascimento, Daniela Soraia Pereira Miranda do; Relva, Ines; Fernandes, Otília Maria Monteiro
O bullying é entendido como uma das formas mais negativas e prejudiciais de violência entre os pares, e o temperamento compreende as diferenças individuais que influenciam o comportamento e as interações sociais durante a infância. Numa amostra de 490 participantes (245 alunos do ensino básico e 245 os seus respetivos pais ou representantes legais), aplicaramse como instrumentos o Questionário de Bullying – A agressividade em crianças no contexto escolar e o Inventário de Temperamento para Crianças em Idade Escolar (SATI) – SchoolAge Temperament Inventory, com o objetivo de analisar a perceção de crianças do 1º ciclo e seus respetivos pais ou representantes legais, em relação ao bullying e ao temperamento, respetivamente. Os resultados demonstraram que o sexo feminino é menos agressor do que o sexo masculino, e na vitimização, as não vítimas são, em menor percentagem, do sexo masculino. Relativamente aos locais de agressão, por sexo, verifica-se que o recreio é o local onde ocorre mais agressão. Concluiu-se que as crianças do sexo masculino e as do sexo feminino expressam a sua agressividade de diferentes formas e o sexo feminino pode ser tão agressivo quanto o sexo masculino. Os resultados quanto à relação entre o bullying e o temperamento foi inconclusivo, mas talvez seja necessário aumentar os estudos sobre esta relação, uma vez que parece que o temperamento é um fator associado ao bullying e que pode auxiliar-nos na procura e delineação de estratégias de prevenção do bullying.