A criatividade matemática na Educação Pré-Escolar

Data
2020-01-08
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação PréEscolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, baseou-se nas atividades desenvolvidas durante a PES. Este relatório tem uma feição dissertativa cujo tema se centrou na importância da criatividade matemática em contexto escolar de Educação Pré-Escolar. Salienta-se a relevância da criatividade matemática tanto no quotidiano como quando aliada com atividades que tenham como base conteúdos matemáticos. Destacamos a importância do papel do educador para elaborar tarefas que desafiem a criatividade das crianças, preparando-as para o passo seguinte: a entrada na escolaridade obrigatória. Neste trabalho caracterizamos o grupo com o qual tivemos o privilégio de trabalhar, definimos objetivos do projeto curricular de sala e descrevemos a organização e gestão do espaço educativo. Descrevemos algumas das atividades realizadas com este grupo de crianças, salientando a curiosidade e empenho que estas aplicaram no desenvolvimento de cada atividade.
This Supervised Teaching Practice Report (PES) in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education, which is essential for obtaining the Master's degree in PreSchool Education and the 1st Cycle of Basic Education, based in Supervised Teaching Practice. This report has an essay feature whose theme focused on the importance of mathematical creativity in the school context of Pre-School Education. The relevance of mathematical creativity is emphasized in the daily life when combined with activities based on mathematical content. We highlight the importance of the role of the educator to develop tasks which challenge the children´s creativity, preparing them for the next step, which will be the compulsory education. In this work, we characterize the group with which we had working, we define the goals of the classroom curriculum project and we describe the organisation and management of the educational space. We describe some of the activities carried out with this group of children, highlighting their curiosity and commitment that they applied in the development of each one.
Descrição
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
criatividade , Educação Pré-Escolar
Citação