O agroturismo em áreas rurais: qual o potencial criativo?

Data
2017
Autores
Tibério, Manuel Luis
Joukes, Veronika
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Projetos de investigação
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Resumo
Face à forte competição mundial dentro da indústria turística, a implementação de estratégias criativas para a diferenciação dos destinos turísticos tem vindo a ser uma preocupação para os principais players públicos e privados do território. Diversos estudos atestam a relevância da criatividade, das indústrias criativas e do turismo criativo para o desenvolvimento económico, social e cultural local, uma vez que são áreas intimamente ligadas às artes, gastronomia e vinhos e com potencial de atratividade ao longo de todo o ano, logo menos dependente de fatores sazonais. Todavia, sendo o Norte de Portugal a região com a maior capacidade de alojamento em Turismo no Espaço Rural (TER), e considerando que, em 2015 a modalidade agroturismo se situou em segundo lugar nas dormidas por tipologia de estabelecimento, estudos sobre esta temática escasseiam, quer do ponto de vista da procura assim como da oferta. O presente estudo tem como objetivo elencar as principais atividades de animação turística promovidas online pelas unidades de agroturismo em áreas de baixa densidade populacional e verificar se estas possuem alguma relação com os atributos do turismo criativo. Para tal, procedeu-se a uma abordagem qualitativa através de análise interpretativa de conteúdo a 70 sítios da internet referentes a unidades de agroturismo circunscritas nas zonas de Denominação de Origem Controlada (DOC) dos Vinhos Verdes, Douro e Trás-os-Montes em Portugal Continental. Os resultados revelam que as quintas de agroturismo inseridas nas zonas DOC “Vinhos Verdes” e “Douro” são as que apresentam maior oferta de atividades de animação. No entanto, as atividades de animação no seu cômputo geral não podem ser consideradas criativas. Considerando o carácter exploratório do presente estudo será pertinente aprofundar o conhecimento no tocante à visão dos atores privados do território. Deste modo, aconselha-se o desenvolvimento de estudos aplicados no território abrangendo a oferta agroturística. Será igualmente relevante compreender o comportamento e motivações do consumidor deste tipo de serviços. Este estudo tentou, pela primeira vez, estabelecer uma ponte entre o agroturismo e o turismo criativo. Mais estudos deveriam aprofundar estes dois temas uma vez que, estes assentam em pilares similares, particularmente no desenvolvimento de experiências – a cocriação – e no envolvimento com o território.
Descrição
Palavras-chave
agroturismo , criatividade , norte de Portugal , zonas de denominação de origem controlada , turismo criativo
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