Agronegócios e sustentabilidade: primeiro balanço crítico

Data
2020-11
Autores
Costa, Ana Alexandra Vilela Marta Rio
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Editora
Projetos de investigação
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Resumo
O setor agroflorestal e alimentar tem-se deparado com um conjunto de fatores de âmbito diverso que afetam as suas características, dinâmica e resiliência. Sendo um setor com uma relevância extrema a diferentes níveis, a sua sustentabilidade é colocada com enorme destaque nas atividades de investigação e desenvolvimento. Neste âmbito, o curso de doutoramento em Agronegócios e Sustentabilidade foi desenvolvido, tendo por objetivo principal a procura de conhecimento para antecipar, compreender e responder aos desafios com que a cadeia agroflorestal e alimentar se depara. O trabalho pretende apresentar um primeiro balanço crítico deste curso de formação avançada, baseado num conjunto de indicadores suportados também num inquérito realizado aos alunos do curso, que evidenciem cada um dos seus pilares básicos. Pretende-se, ainda, a reflexão de questões a equacionar em ciclos futuros deste programa. Apesar da sua história ainda recente, os trabalhos de pesquisa que constituem o seu cerne são dedicados a importantes temáticas dos agronegócios e sua sustentabilidade, têm como objeto de estudo diferentes áreas geográficas do planeta, demonstrando a ausência de limites físicos, incidem em diferentes atividades do setor e abrangem distintas posições da cadeia de valor. São ainda o reflexo de processos de aprendizagem coletiva e de co-inovação, baseados na interação de abordagens de conhecimento, nos âmbitos disciplinares, empíricos e de transferência de conhecimentos. A apreciação dos seus indicadores evidencia, todavia, a necessidade de quebrar barreiras nos acessos a fontes de informação por forma a uma expansão mais eficaz das fronteiras de conhecimento abordadas pelo curso de Agronegócios e Sustentabilidade.
Descrição
Palavras-chave
abordagem multidisciplinar e interdisciplinar , colaboração e cooperação multiatores , desafios temáticos , internacionalização , transferência de conhecimento
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