O estágio curricular: sua importância na formação de novos professores no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A atual investigação reflete sobre a relação com a aprendizagem prática, ao longo do estágio curricular, enquanto processo facilitador de aproximação e transição para o mundo do trabalho, a utilidade no processo de construção da identidade profissional dos estudantes do ISCED-Huambo, ao longo de uma das etapas mais cruciais da formação – o Estágio Curricular integrado no 5º Ano. O trabalho situa-se, assim, numa zona de interface entre os processos de formação inicial, os processos de construção da identidade profissional e a inserção profissional. Metodologicamente, recorreu-se, enquanto instrumento de recolha de dados, a dois inquéritos estruturados de questões fechadas enviados (via Google Drive e dados posteriormente tratados no SPSS 25.0.0.0) aos inquiridos pertencentes à amostra final, a saber: a 307 Estudantes do 5º ano do curso Ciências da Educação nas opções de Geografia Física, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Química, Matemática, Psicologia, Biologia, e a 30 Professores do Estágio curricular. A análise dos dados permitiu entender que para a maioria dos estudantes inquiridos o estágio curricular atendeu às suas expectativas, bem como permitiu que os estudantes tenham uma visão daquilo que será a sua vida profissional. Estes concordam que o mesmo é uma mais-valia para o enriquecimento dos seus currículos consistindo-se num trunfo, importantíssimo no acesso ao emprego. No caso dos professores orientadores foi referido que se sentem satisfeitos com o trabalho desenvolvidos pelos seus estagiários e concordam que o estágio curricular contribui para a formação da identidade profissional dos estudantes aspirantes a professor. Conclui-se que o estágio curricular assume particular importância na formação de novos professores no ISCED-Huambo.
The present research reflects on the relationship with practical learning, throughout the curricular internship, as a facilitating process of approximation and transition to the world of work, the usefulness in the process of building the professional identity of ISCEDHuambo students, throughout one of the most crucial stages of training - the Curricular Internship integrated in the 5th Year. The work is thus located in an interface between the processes of initial training, the processes of construction of professional identity and professional insertion. Methodologically, it was used, as an instrument of data collection, two structured inquiries of closed questions sent (via Google Drive and data subsequently treated in SPSS 25.0.0.0) to respondents belonging to the final sample, namely: 307 students from the 5th year of the Sciences of Education course in the options of Physical Geography, Portuguese Language, English Language, Chemistry, Mathematics, Psychology, Biology, and 30 Teachers of the curricular internship. Data analysis allowed to understand that for most students surveyed the traineeship meet your expectations and allowed the students to have a vision of what will be your professional life. They agree that it is an asset for the enrichment of their CVs, consisting of an asset, which is extremely important in accessing employment. In the case of the supervising professors, it was mentioned that they are satisfied with the work developed by their interns and agree that the curricular internship contributes to the formation of the professional identity of aspiring teachers. It is concluded that the curricular internship assumes particular importance in the training of new teachers at ISCED-Huambo.
Descrição
Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
Palavras-chave
Supervisão , Estágio Pedagógico e Profissional
Citação