Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para a obtenção de grau de Mestre e teve como objetivo descrever as vivências enquanto professor estagiário ao longo do ano letivo 2019/2020. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola EB 2,3/ S de Celorico de Basto e monitorizado pelo professor orientador João Varejão e pela professora orientadora Paula Mota, da UTAD. O estágio é o último degrau da formação inicial que nos prepara para longa viagem da profissão de docente. Neste contexto, as atividades desenvolvidas consistiram, nomeadamente: na prática de ensino supervisionada – onde fui responsável por todas as atividades, planeamento, realização e avaliação do ensino numa turma; elaboração do estudo de turma – com o intuito de perceber o tipo de relação existente entre os alunos e as atividades da escola – Corta-Mato Escolar. Em suma, o estágio foi sem dúvida, o momento para pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico e um ponto determinante na minha formação, enquanto docente. Contudo, este não deve ser visto como ponto final na minha formação, mas sim como o início de um longo trajeto de conhecimento profissional.
This document is part of the Pedagogical Intership, integrated in the 2nd Cycle of Physical Education Teaching in the Basic and Secondary of the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. This document is presented as a requeriment to obtain a Master’s degree and had the objetive of describing the experiences as a trainee teacher throughout the academic year of 2019/2020. The Pedagogical Internship was held at Escola EB 2,3 / S of Celorico de Basto and monitored by the advisor professor João Varejão and by the advisor professor Paula Mota, from UTAD. The internship is the last step in the initial training that prepares us for a long journey in the teaching profession. In this context, the activities developed consisted, namely: in supervised teaching practice - where I was responsible for all activities, planning, conducting and evaluating teaching in a class; preparation of the class study - in order to understand the type of relationship between students and school activities - Corta-Mato Escolar. In short, the internship was undoubtedly, the time to put into practice all the knowledge acquired along the academic path and a decisive point in my training, as a teacher. However, this should not be seen as an end point in my education, but rather as the beginning of a long journey of professional knowledge.
Descrição
Relatório elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Estágio Pedagógico , Prática de Ensino Supervisionada
Citação