Formação profissional e transmissão de saberes dos trabalhadores mais experientes para os menos experientes: um estudo numa empresa de serviços energéticos

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A formação profissional tem como objetivo principal fornecer aos indivíduos um maior conhecimento e saberes específicos de uma determinada área. Esta deve ser, sempre, direcionada e desenvolvida para necessidades visíveis num determinado núcleo, organização, empresa, entre outras formas de organização, fomentando uma melhoria do desempenho dos recursos humanos. Neste âmbito o presente estudo resulta de uma investigação mista de cariz descritivo realizada num núcleo de uma empresa energética de grande dimensão nacional, localizada a Norte de Portugal. O principal objetivo desta investigação é descrever e compreender como é que é que os saberes dos trabalhadores mais experientes são transmitidos para trabalhadores menos experientes. Esta investigação contou com 136 colaboradores dos Quadros Técnicos Da Zona Norte da empresa, tendo como técnica de recolha de dados o questionário, com perguntas abertas e fechadas. O tratamento de dados consistiu na análise de dados através do sistema SPSS e análise do conteúdo de algumas respostas dadas pelos participantes às diferentes questões, uma vez que o questionário era composto por questões fechadas e questões abertas. Os resultados do estudo sugerem que a maioria dos trabalhadores realiza algum tipo de formação, sendo que consideram mais importantes a formação interna e a formação On-the-Job. No que concerne às formações específicas, afirmam que não necessitam de as realizar tão periodicamente. Sugerem, do mesmo modo, que a transmissão de saberes é praticada pela maioria dos trabalhadores e que esta transmissão é deveras importante para que os trabalhadores se possam desenvolver a nível individual e a nível profissional, assim como, se vai tornar imprescindível para a empresa, pois esta vai conseguir acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade (principalmente a nível tecnológico), de maneira a conseguir dar resposta de forma eficaz.
The main objective of professional training is to provide individuals with greater knowledge and specific knowledge of a given area. It should always be directed and developed for visible needs in a given nucleus, organization, company, among other forms of organization, promoting an improvement in the performance of human resources. In this context, the present study is the result of a mixed descriptive investigation carried out in a nucleus of an energy company of great national dimension, located in the north of Portugal. The main objective of this research is to describe and understand how the knowledge of the most experienced workers are transmitted to the less experienced workers. This investigation had 136 employees of the Technical Staff of the North Zone of the company, using the questionnaire as a data collection technique, with open and closed questions. The data processing consisted of data analysis through the SPSS system and analysis of the content of some answers given by participants to the different questions, since the questionnaire consisted of closed questions and open questions. The results of the study suggest that the majority of workers perform some type of training, and they consider it more important the internal training and On-the-Job training. With regard to specific training, they state that they do not need to carry them out so periodically. They also suggest that the transmission of knowledge is practised by the majority of workers and that this transmission is very important for workers to develop individually and professionally, as well as, it will become indispensable for the company, because it will be able to keep up with the changes that occur in society (mainly at the technological level) in order to be able to respond effectively
Descrição
Dissertação de mestrado elaborada com vista à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, na especialidade de Educação de Adultos
Palavras-chave
Formação profissional , aprendizagens
Citação