Identificação de ineficiências numa empresa de produtos abrasivos, a partir da análise da gestão de compras

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A gestão de compras está a assumir um papel cada vez mais preponderante dentro das organizações e é dos principais fatores a contribuir para a competitividade das empresas. É através de uma eficiente gestão das compras que as empresas conseguem racionalizar os seus gastos, tanto com aquisições como posse de stocks, por forma a coordenar e a assegurar um eficaz abastecimento de materiais em toda a linha (desde o fornecedor até ao consumidor final), o que resultará num aumento de qualidade e redução de preço que, por certo, irá contribuir para um aumento da satisfação dos clientes. O objetivo deste trabalho consiste em identificar as ineficiências numa empresa de produtos abrasivos. Para isso, numa primeira fase, é descrito o funcionamento do Departamento de Compras e do processo de compras da empresa, para de seguida fazer uma inventariação de aspetos a melhorar, por forma a tornar este departamento ainda mais eficiente e eficaz, tendo como único objetivo a promoção e garantia de uma vantagem competitiva à empresa. Com este objetivo optou-se pelo estudo de caso, que recaiu sobre o departamento de Compras da INDASA – Indústria de Abrasivos, SA., utilizando-se como fontes de informação entrevistas, questionários (questões abertas e fechadas), observação participante e a análise documental. Os resultados obtidos mostraram que o funcionamento do Departamento de Compras é bastante satisfatório. Contudo, como em qualquer empresa, apresenta aspetos que podem ser melhorados. Das ineficiências identificadas, destacaram-se a dependência de um único fornecedor para alguns produtos e a ineficácia ao nível do software ERP que a empresa utiliza atualmente. Para ambas, foram feitas propostas de melhoria.
Purchasing management is assuming an increasingly important role within organizations and is one of the main factors contributing to the competitiveness of companies. It is through efficient purchasing management that companies are able to rationalize their spending, both on purchasing and stockholding, in order to coordinate and ensure an effective supply of materials across the entire line (from the supplier to the final consumer), which will result in an increase in quality and a reduction in price that will certainly contribute to an increase in customer satisfaction. The aim of this work is to identify inefficiencies in an abrasive products company. To do this, in a first stage, the functioning of the Purchasing Department and the company's purchasing process is described, and then an inventory is made of aspects to be improved in order to make this department even more efficient and effective, with the sole objective of promoting and guaranteeing a competitive advantage to the company. With this objective in mind, a case study was chosen, which was carried out by INDASA - Indústria de Abrasivos, SA.'s Purchasing Department, using interviews, questionnaires (open and closed questions), participant observation and documentary analysis as sources of information. The results obtained have shown that the functioning of the Purchasing Department is quite satisfactory. However, as in any company, it has aspects that can be improved. Among the inefficiencies identified, the dependence on a single supplier for some products and the inefficiency at the level of the ERP software that the company currently uses stood out. For both, proposals for improvement were made.
Descrição
Dissertação apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, como requisito para obtenção do grau de Mestre em Gestão
Palavras-chave
Gestão de Compras , Estratégia de Compras
Citação