O Perfil Docente e o Ranking das Instituições de Ensino Superior no Brasil: um estudo de caso

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Esta investigação teve como objetivo analisar o desempenho do curso de Pedagogia da instituição de ensino superior do Sudeste brasileiro, no caso denominada Alfa, a partir do desempenho dos docentes. Tomou-se como referência a profissionalidade dos docentes da referida instituição e seus desdobramentos no processo de avaliação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O problema de investigação consistiu em identificar os fatores que marcaram o resultado da instituição pesquisada nas avaliações realizadas no período de 2004 a 2014, dando particular destaque ao significativo número de instituições federais que oferecem o curso de Pedagogia e que foram sujeitas a esse processo de avaliação. O referencial teórico do trabalho buscou esclarecer os conceitos de profissionalismo, a profissionalidade e profissionalização, clareando as diferenças entre eles e enfatizando a importância da profissionalidade docente. Realizou-se estudo diagnóstico da instituição superior brasileira, analisando-se a legislação que regulamenta o curso de Pedagogia, a situação da educação superior e do trabalho dos docentes, com o propósito de clarificar os aspectos que pudessem justificar a classificação atribuída pelo ENADE à Instituição Alfa, tendo-a posicionado nos primeiros lugares do ranking. No ponto de vista metodológico, o trabalho constituiu um estudo de caso de caráter qualitativo e quantitativo, sendo a população composta de 100 alunos matriculados nos dois períodos iniciais e nos dois períodos finais do curso de Pedagogia e de 147 professores e coordenadores em exercício no ano de 2016. Para a coleta dos dados dos alunos optou-se pelo envio do questionário via Google.docs E para a obtenção dos dados dos professores e coordenadores, foram realizadas entrevistas semiestruturadas aplicadas individualmente. A análise e interpretação dos dados foram feitas com base em análise estatística para os questionários e análise de conteúdo para as entrevistas. O cruzamento de dados permitiu conhecer os aspetos/práticos que contribuíram para que a Instituição Alfa tivesse classificação positiva pelo ENADE. O esforço aqui empreendido, muito mais do que apresentar leis imutáveis e quantificáveis, evidenciou que há variáveis relevantes no exercício docente, relacionando-o ao processo de aprendizagem dos alunos. Os dados analisados mostraram, ainda, que um corpo docente composto de profissionais qualificados, mestres e doutores, que atendem às regras, e uma seleção dos alunos com melhor pontuação na seleção para ingresso na Instituição Alfa são fatores relevantes para a obtenção das boas notas no ENADE
This research had as objective to analyze the performance of the Pedagogy course of the institution of higher education of the Brazilian Southeast, in the case denominated Alfa, from the performance of the teachers. As a reference, the professionalism of the professors of this institution and its consequences in the process of evaluating the results of the National Student Performance Examination (ENADE) were taken as reference. The research problem consisted in identifying the factors that marked the result of the institution researched in the evaluations carried out in the period from 2004 to 2014, highlighting the significant number of federal institutions that offer the Pedagogy course and that were subject to this evaluation process. The theoretical framework of the work sought to clarify the concepts of professionalism, professionalism and professionalism, clarifying the differences between them and emphasizing the importance of teaching professionalism. A diagnostic study of the Brazilian higher institution was carried out, analyzing the legislation that regulates the Pedagogy course, the situation of higher education and the work of the teachers, with the purpose of clarifying the aspects that could justify the classification assigned by the ENADE to the Institution Alpha, having positioned it in the first places of the ranking. In the methodological point of view, the study was a qualitative and quantitative case study, with a population of 100 students enrolled in the two initial periods and in the two final periods of the Pedagogy course and of 147 teachers and coordinators in the year of 2016. In order to collect the data of the students, it was decided to send the questionnaire via Google.docs and to obtain the data of the teachers and coordinators, semi-structured interviews were conducted individually. The analysis and interpretation of the data were made based on statistical analysis for the questionnaires and content analysis for the interviews. The data crossing allowed to know the aspects / practices that contributed to the Alpha Institution being positively classified by ENADE. The effort undertaken here, much more than presenting immutable and quantifiable laws, showed that there are relevant variables in the teaching exercise, relating it to the students' learning process. The data analyzed also showed that a teaching staff composed of qualified professionals, masters and doctors, who meet the rules, and a selection of the students with the best scores in the selection for admission to the Alpha Institution are relevant factors for obtaining the good grades in the ENADE.
Descrição
Tese submetida ao Programa de Pós-graduação da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro para cumprimento dos requisitos necessários para obtenção do título de Doutor em Educação na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Profissionalidade Docente , Desempenho
Citação