Relatório da prática de ensino supervisionada

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório pretende ser uma análise do decorrido da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2020/2021, inserida no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este decorreu no Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, lecionando numa turma do curso de Línguas e Humanidades do décimo ano letivo. O nosso estágio teve a duração de um ano letivo, onde pretendia potencializar as vivências de um professor, permitindo a integração do estudante estagiário no meio educativo, possibilitando, assim, a transição de aluno para professor, consciencializando e elucidando para a realidade vivida na escola. O estágio é, sem dúvida, uma base de peso no processo de formação de futuros docentes, uma vez que é a componente de cariz mais prático que dá oportunidade aos alunos de interagirem com crianças e adultos dando-lhes uma perceção mais próxima da realidade prática com o objetivo de complementar os seus conhecimentos teóricos. Neste documento estão relatados todos os processos, trabalhos e atividades realizadas durante todo o percurso. Toda esta situação de aprendizagem permitiu com que, de facto, desenvolvesse características que me tornam melhor professor, desde a relação com os alunos, como com todo o meio educativo, sendo, deste modo, um forte contributo para a construção da identidade pessoal de futuro docente.
This report is intended to be an analysis of the course of Supervised Teaching Practice held in the school year 2020/2021, inserted in the Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the . Held at the Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro in order to supplement their theoretical knowledge in a class of the tenth year of Línguas e Humanidades. My internship had the duration of a school year, where I intended to enhance the experiencie of a teacher, allowing the integration of a student trainee in the education environment, thus enabling the transition from student to teacher, understanding and clarifying the reality experienced in the schools. The elaboration of this document has the purpose of making known the pedagogical intervention to obtain the Master's degree required for teaching in Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário. The stage is certainly a basis weight in the process of training future teachers, it is the component of a more practical which gives students the opportunity to interact with children and adults by giving them a perception closer to practical reality. Here in are reported all the processes, work and activites carried out in this path. All this learnng situation allowed me to develop features that make me a better teacher, from the relationship with the studentes, to the relation with any kind of educational environment. It is thus a strong contribution to the construction of the personal identity of the future teacher.
Descrição
Relatório da prática de Ensino Supervisionada expressamente elaborado no âmbito do curso de 2º Ciclo (Mestrado) em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário com o objetivo de obter o grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Escola , Prática de Ensino Supervisionada
Citação