Tarefas para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A escolha deste tema deve-se à consciência de que a matemática é, uma das ciências que mais insucesso escolar tem manifestado ao longo dos anos nos diferentes níveis de ensino. Como refere Ponte (1994, p. 24), “o insucesso nesta disciplina é uma realidade incontornável. O insucesso não só́ existe como tende a agravar-se”. Assim, cientes desta problemática pensamos que uma forma de tentar alterar esta situação é ensinar a matemática dos primeiros anos recorrendo a diferentes metodologias suportadas por tarefas de natureza diversificada, de forma a proporcionar uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos. Tal como é defendido pelo National Council of Teachers of Mathematics “um ensino eficaz da matemática recorre a tarefas, sendo esta uma das maneiras de motivar e ajudar os alunos na construção de conhecimento matemático novo, através da resolução de problemas” (National Council of Teachers of Mathematics [NCTM], 2017, p. 17). Desta forma os alunos ganham gosto pela matemática e serão certamente capazes de apreciar esta ciência, que lhes permite desenvolver uma visão adequada e uma perspetiva positiva sobre o seu papel e utilização no mundo atual. Neste contexto elaboramos várias tarefas que concretizamos em contexto de Educação Pré-escolar e/ou 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), usando diferentes recursos para o ensino da matemática, que disponibilizamos agora neste Relatório, conscientes de que poderão constituir-se como uma mais valia para práticas letivas promotoras da aprendizagem da matemática. Realizamos também um estudo que teve como objetivo perceber as conceções que os Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico têm relativamente ao uso de tarefas matemáticas em contexto de sala de jardim de infância e sala de aula para o ensino da matemática.
The choice of this theme is due to the awareness that mathematics is one of the sciences that has failed most in school over the years at different levels of education. As stated by Ponte (1994, p. 24), “failure in this discipline is an unavoidable reality. Failure not only exists but tends to get worse.” So aware of this problem we think that one way to try to change this situation is to teach the mathematics of the early years using different methodologies supported by tasks of a diversified nature, in order to provide a meaningful learning of mathematical concepts. As argued by the National Council of Teachers of Mathematics, “effective teaching of mathematics relies on tasks, which is one of the ways to motivate and assist students in building new mathematical knowledge through problem solving” (National Council of Teachers of Mathematics [NCTM], 2017, p. 17). In this way students gain a taste for mathematics and will certainly be able to appreciate this science, which allows them to develop a proper insight and positive outlook on its role and use in today's world. In this context we elaborate several tasks that we accomplish in the context of Preschool Education and/or 1st Cycle of Basic Education, using different resources for the teaching of the mathematics, that we make available now in this Report, aware that they may as an asset to teaching practices that promote mathematics learning. We also conducted a study that aimed to understand the conceptions that Preschool Educators and Teachers of the 1st Cycle of Basic Education have regarding the use of mathematical tasks in the context of a kindergarten and classroom for teaching mathematics.
Descrição
Relatório Final de Estágio no 2.º Ciclo em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico - Relatório Final de Estágio com caráter dissertativo, apresentado à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para cumprimentos dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Matemática , Tarefas Matemáticas
Citação