O Andebol e a interacção em mundos virtuais 3D: uma perspectiva integrada com tecnologias emergentes

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A aprendizagem ao longo da vida é um conceito que se encontra associado à evolução da sociedade como a conhecemos. As novas tecnologias da informação e comunicação tem contribuído para a criação e o desenvolvimento de várias ferramentas no âmbito da formação, educação e investigação, nas mais diversas áreas. Os mundos virtuais 3D são realidades alternativas onde as pessoas podem interagir entre si ou elementos nele presentes. No campo educativo é reconhecida a sua potencialidade principalmente pela possibilidade de simular situações complexas, trabalho colaborativo e também pela “humanização” no acesso e transmissão do conhecimento de forma assíncrona e síncrona. O objectivo da comunicação é apresentar as experiências desenvolvidas até ao momento na modalidade de Andebol, utilizando o mundo virtual 3D do Second Life® como ambiente de formação e uma visão integrada de vários recursos tecnológicos emergentes para auxiliar situações de treino, de competição e na formação de treinadores.
Descrição
Palavras-chave
Andebol , Mundos Virtuais , Realidade Aumentada , Inteligência Artificial
Citação