O teatro do absurdo nos anos 50 - Linhas orientadoras para a elaboração de um projecto de encenação de a cantora careca de Eugène Ionesco

Data
2010
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Resumo
O presente trabalho é o resultado de um convite que nos foi dirigido por uma companhia profissional de teatro, a fim de levarmos a cabo a encenação do texto A Cantora Careca de Eugène Ionesco. Este desafio impulsionou-nos a estabelecer alguns fundamentos teóricos que sustentam as grandes linhas de orientação de todo o processo de concepção e elaboração do objecto artístico em questão. Para além de algumas breves considerações que tecemos sobre o autor, debruçamo-nos essencialmente sobre os aspectos a ter em conta no que concerne à direcção de actores, a fim de efectuarmos a materialização artística da nossa visão do espectáculo. De todos esses aspectos, destacamos por um lado, as orientações relativas às personagens que se apresentam como arquétipos, por outro lado, as relativas ao espaço que surge como um universo multiplicador de objectos.
Descrição
Palavras-chave
Ionesco, teatro do absurdo, A Cantora Careca
Citação
O estado do teatro em Portugal