O Educador/Professor: Da teoria à prática

Data
2010
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O relatório que se apresenta encontra-se organizado em três itens basilares, precedido por uma Introdução e finalizado por uma Conclusão reflexiva de todo o trabalho. A primeira parte intitula-se: O Educador/Professor: Confluências. Nesta primeira parte fazemos alusão ao educador/professor como um ser indissociável, referimo-nos ao meio envolvente, às instituições educativas, ao Projecto Curricular de Grupo/Turma, aos modelos pedagógicos utilizados e, por fim, à planificação e avaliação nos diferentes contextos em que nos inserimos, pretendendo, deste modo, salientar o papel do educador e do professor como sendo complementares. Segue-se a segunda parte: O Educador no Jardim-de-Infância, onde caracterizamos o grupo, a actividade educativa em Jardim-de-Infância, referindo as actividades de rotina, as actividades livres e as actividades por nós orientadas. Analisamos ainda de uma forma geral a evolução do grupo, aquando da nossa prática educativa. No que respeita à terceira parte do presente documento, este denomina-se: O Professor em Sala de Aula. Este item pressupõe a caracterização da turma em questão, para deste modo se partir para uma explicação do que foi a actividade educativa no 1º Ciclo do Ensino Básico, abarcando a organização temporal e as actividades por nós desenvolvidas. Para um melhor esclarecimento da nossa prática, surge a importância de uma análise da evolução do grupo, provando o sucesso da nossa prática pedagógica. A Conclusão final (que não exclui as conclusões parcelares, relativas a cada parte deste trabalho) funciona como síntese aglutinadora dos nossos pressupostos e objectivos.
The following report is organized in three different main parts, including an Introduction and a reflexive Conclusion of the whole work. In the first part, entitled The Teacher/Educator: Confluences, the author refers to the teacher/educator as an inseparable being, mentioning the surrounding environment, the educational institutions, the “Curricular Project of the Class or Group”, the pedagogical models followed by the teacher and the planning and evaluation of the different educational contexts analyzed, so as to emphasize the fact that the roles of the educator and of the teacher are indeed complementary. The second part, The Educator in the Kindergarten, is the place where the author characterizes the group and the educational activity in the Kindergarten, referring to different kinds of activities – routine activities, free (non- oriented) activities and other kinds of activities which were oriented by the author. Furthermore, the author analyses the evolution of the group when submitted to her educational practice and methods. The third part of the report is called The Teacher in the Classroom. This item assumes the characterization of the class in question, so that it is possible to explain the educational activity implemented in Elementary School (Ensino Básico, 1º Ciclo), both in terms of time and type of activities. For a better understanding of the author’s (educational) practice, it is important to analyze the evolution of the group, proving that her pedagogical practice was successful. The final Conclusion (which does not exclude every single conclusion in each part of the report) works as a comprehensive synthesis of the author’s assumptions and aims.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Citação