Formação profissional dos enfermeiros: determinantes da participação dos enfermeiros em acções de formação em serviço

Data
2008
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Projetos de investigação
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Fascículo
Resumo
O objectivo deste trabalho é o estudo dos determinantes da participação em acções de formação pelos enfermeiros hospitalares. O trabalho centra-se nas relações entre as características sócio-demográficas, sócio-profissionais e organizacionais e a participação em acções de formação em serviço. O trabalho pretende ainda investigar em que medida estas relações são mediadas pela motivação dos indivíduos à formação. O estudo tem como ponto de partida uma vasta literatura teórica e empírica sobre os determinantes da participação em acções de formação profissional. Esta área de estudo tem, desde há vários anos, suscitando interesse entre os investigadores de diferentes áreas. A amostra é constituída por 150 enfermeiros a trabalhar no Centro Hospitalar de Gaia/Espinho E.P.E. Os dados foram recolhidos pela administração de um inquérito respondido individualmente por cada enfermeiro. O inquérito foi elaborado a partir de questionários já testados na literatura. Os dados foram analisados usando análise factorial, correlações simples e regressão múltipla. Na nossa investigação concluímos que os enfermeiros apresentam alguma ligação emocional à organização a que pertencem, manifestam-se satisfeitos em relação à profissão embora isentos em relação ao funcionamento da organização. Manifestam ainda uma boa relação com os seus superiores e colegas. Quanto ao objectivo do estudo, a nossa análise revela que, em média, os enfermeiros parecem motivados para participarem em acções de formação, em especial por adquirirem competências. Não obtivemos, no entanto, evidência estatística significativa para algumas das hipóteses formuladas. Não obtivemos evidência estatística que suporte a hipótese da motivação (tal como foi medida no estudo) seja uma variável mediadora da participação em acções de formação.
The purpose of the written work is the study of the participation determiners of hospital nurses in training courses. The written work is based on the relationship between sócio-demographic, sócio-professional and organizational characteristics and the participation on training courses, while on duty. This work has also the objective to investigate how relationships are influenced by the individuals’ motivations towards training. This written work starts from theoretical and empirical literature about the determiners of participation in professional training courses. This study area has become a point of interest among researchers of different areas. The sample was constituted by 150 nurses working at Centro Hospitalar Gaia/Espinho E.P.E.. The data was collected by questionnaire answered individually by every nurse. The questionnaire was elaborated from previous questionnaires tested in literature. The data was analysed using a factual analysis, simple correlations and multiple regression. In our research, we concluded that nurses present some emotional connection to the institutions they work for. Nurses are satisfied with their professions/careers, although they showed no connection with the functioning of the organization. Nurses also showed a good relationship with their co-workers and superiors. Looking specifically for the main goal of this study, results show that nurses seem motivated to participate in training courses, especially to acquire new skills. However, we obtained no results to corroborate some of the hypothesis elaborated, such as motivation being a variable of participation in training courses (as presented in our study.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão Pública e Autárquica, Área da Saúde
Palavras-chave
Enfermeiros , Formação em Serviço , Motivação
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