DSpace
 

Repositório da UTAD >
Depósitos Anteriores a 2015 >
OLD - Teses e Dissertações >
OLD - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/2514

Title: Adolescentes Institucionalizados e em Família: Auto-Conceito, Auto-Estima e Desempenho Escolar
Authors: Machado, Manuela Carvas
Advisor: Costa, José Gomes da
Costa, Raquel
Issue Date: 2011
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação
Abstract: A institucionalização é uma temática à qual tem sido dada atenção nos últimos anos, porque o acolhimento institucional sem o apoio familiar adequado é uma das medidas de colocação mais visível em Portugal. Este trabalho procura perceber se existem diferenças entre os adolescentes institucionalizados e os não institucionalizados no auto-conceito, auto-estima e desempenho escolar. Este artigo de natureza teórica permitiu constatar que grande maioria dos estudos realça resultados mais negativos para os adolescentes institucionalizados nestas três variáveis. No que concerne à variável auto-conceito e auto-estima os adolescentes institucionalizados apresentam níveis mais baixos. De igual modo, no domínio escolar os adolescentes institucionalizados demonstram um pior desempenho escolar que se reflete em notas escolares mais baixas e taxas mais elevadas de reprovações.
Institutionalization is a theme to which attention has been paid in recent years, because the institutional host without adequate family support is one of the most visible placement measures in Portugal. This paper attempts to understand if there are differences among institutionalized adolescents and non institutionalized in the self-concept, self-esteem and school performance. This article of theoretical nature provides to realize that the majority of studies highlight more negative results for institutionalized adolescents in these three variables. Regarding the variable self-concept and self-esteem the institutionalized adolescents present lower levels. In the same way, in the school domain institutionalized adolescentes demonstrate a poorer school performance which is reflected in lower grades and higher rates of failures.
Keywords: Institucionalização
Auto-conceito
Auto-estima
Desempenho escolar
URI: http://hdl.handle.net/10348/2514
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
msc_mcmachado.pdf1.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Restrict Access. You can request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace DeGois RCAAP Comodo Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback