Relatório de supervisão de estágio pedagógico

Data
2011
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O Supervisor desempenha um importante papel na ultrapassagem de dificuldades, no desenvolvimento de capacidades, no aperfeiçoamento da acção pedagógica e pessoal do estagiário. Para mim fazia todo o sentido a realização deste trabalho, visto estar a orientar estágio pedagógico e querer saber mais sobre Supervisão Pedagógica para assim poder fazer uma reflexão mais consciente. O presente relatório pretende dar a conhecer a forma como orientei e avaliei as estagiárias e as dificuldades e satisfações sentidas enquanto orientadora de estágio. Enquanto Orientadora procurei fazer a ligação entre os conteúdos teórico-práticos adquiridos na universidade pelos estagiários com a realidade pedagógica. Com os documentos orientadores fornecidos pela UTAD norteei a minha orientação. Procurei desde o início estar sempre disponível para os estagiários, incentivar constantemente a reflexão e responsabilidade em tudo o que faziam. O conhecimento da comunidade educativa e seu funcionamento foi muito importante pois no processo reflexivo são variáveis que não se podem dissociar na melhoria do processo pedagógico. O facto de as estagiárias participar nas reuniões da turma e do grupo possibilitou a aquisição de novos conhecimentos e a adequação de estratégias. Foi-lhes permitido a possibilidade de experimentar e cometer erros, reflectir sobre os mesmos de forma a melhorar e adequar o ensino à turma em geral e aos alunos em particular. Estive sempre aberta ao diálogo, à troca de experiências e saberes pois também eu estou em desenvolvimento e aprendizagem. Contudo a experiência em si não é significativa se não for acompanhada com uma reflexão sistemática.
The supervisor plays an important role overcoming difficulties, developing skills and improving the pedagogical and personal action of the trainee. To me, it makes perfect sense to approach this work and activity, since I orient teaching practice and I want to learn more about pedagogical supervision, so that I can make a more conscious reflection. This report presents my acts of guiding and assessing the trainee and the difficulties and satisfaction experienced as their guide. As I was orienting the trainee, I looked for the link between the theoretical and the practical contents acquired by them in the university and the recent ways of teaching. I conducted my guidance following the documents provided by UTAD. I have tried from the beginning to be always for the trainee, constantly encouraging them to reflect and to do tasks in a responsible way. It was extremely important to have a full knowledge of the educational community and its operation because in the reflective process these variables can not be dissociated from improving the educational process. In fact, attending class meetings and group meetings allowed the trainee to acquire new knowledge and adaptation strategies. They were allowed to experience and to make mistakes, reflecting of them to improve and to mold teaching techniques to be used in the class in general and students in particular. I was always open to the dialogue, to exchange experiences and knowledge because I`m also developing and learning. However, the experience alone is not meaningful unless it is followed by continuous reflection.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensino Básico e Secundário
Palavras-chave
Supervisão Pedagógica , Orientador/Supervisor , Estagiário , Estágio Pedagógico
Citação