Educação e animação sociocultural nos sites dos municípios: um estudo multicaso no Norte de Portugal

Data
2013-10-17
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A presente investigação teve como finalidade analisar de que forma os sites das autarquias veiculam as políticas e as ações das respetivas autarquias na área da educação e da animação sociocultural, incluindo a animação socioeducativa. A revisão bibliográfica desenvolveu-se em torno dos seguintes tópicos: autarquias e educação, com enfâse nas novas competências das autarquias; animação sociocultural, com ênfase na animação socioeducativa; trabalho em rede em educação. A metodologia centrou-se na análise do conteúdo dos sites de seis autarquias do interior norte de Portugal. A análise de conteúdo realizada teve como principais objetivos perceber: quais as orientações patentes nos sites relativamente à educação; de que forma as atividades educativas/socioeducativas/de animação sociocultural promovidas pelas autarquias são referidas nos respetivos sites; perceber se é detetado algum tipo de trabalho em rede na área da educação e da animação sociocultural. Os resultados mostram que todos os sites das autarquias fazem abordagem à temática da educação de forma direta; abordam também, embora sem os identificarem como tal, objetivos e atividades que cabem dentro dos conceitos de animação socioeducativa e de animação sociocultural. Porém, cada um dos sites apresenta um discurso e espaços quantitativamente diferentes sobre estas temáticas. A principal conclusão é que, com base na análise de conteúdo dos sites das autarquias, a maioria destas parecem assumir o seu papel social na educação e são também, agentes de animação sociocultural e por consequência, agentes de desenvolvimento comunitário.
This research aimed to investigate how the websites of municipalities convey the policies and actions of the respective municipalities in the area of education and socio-cultural activities, including youth work. The literature review was developed around the following topics: local government and education, with emphasis on new powers of municipalities; sociocultural animation, with emphasis on youth work; networking in education. The methodology focused on content analysis of the websites of six municipalities in the interior north of Portugal. A content analysis was performed as main objectives to realize: what guidance patents in relation to education sites, how the educational activities / socio / socio-cultural activities promoted by local authorities are mentioned in respective sites, and see if it detects any type of networking in the area of education and socio-cultural activities. The results show that all sites are of local approach to the theme of education directly; deal too, though without identifying them as such, objectives and activities that fit within the concepts of socio-educational and socio-cultural activities. However, each site has a speech and quantitatively different spaces on these subjects. The main conclusion is that, based on the content analysis of the websites of municipalities, most of these seem to assume its role in social and education are also agents of sociocultural and therefore agents of community development.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Animação Sociocultural
Palavras-chave
Educação , Autarquias , Animação sociocultural , Animação socioeducativa
Citação