O uso das tecnologias de informação e comunicação como facilitadoras do desenvolvimento de vocabulário em alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente

Data
2014-01-21
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Resumo
O presente trabalho é uma investigação em que adotámos uma metodologia qualitativa em formato de estudo de caso, realizada em meio natural, na sala de aula, utilizando instrumentos de recolha de dados cujo tratamento foi portanto qualitativo. Foi realizado com duas crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), do 6º ano do ensino básico, ao longo do 2º e 3º períodos do ano letivo de 2010/2011. É nossa convicção que as dificuldades de comunicação constituem uma considerável barreira para a funcionalidade de qualquer ser humano e em particular para alunos com NEE. Conscientes das implicações dessa problemática ao nível social, educacional, ocupacional e de manutenção de bons níveis de autoestima, o propósito do nosso estudo empírico foi verificar se a utilização do computador e da Internet contribuem para o desenvolvimento do vocabulário, tendo em vista uma mais fácil definição e categorização e consequentemente uma melhor funcionalidade. Com a revisão bibliográfica, com ênfase no trio “tecnologias, NEE, linguagem”, que aparece na Parte I, pretendeu-se tomar conhecimento do que de relevante existe para o nosso estudo. Na componente prática, Parte II, numa primeira fase foi feita uma avaliação diagnóstica dos alunos em estudo, seguida de um período de intervenção educativa e de uma avaliação final com o intuito de inferir acerca da eficácia da utilização das tecnologias no desenvolvimento do vocabulário. O conjunto dos resultados, obtidos através de uma análise naturalista e indutiva, mostra que as crianças na avaliação pós-teste apresentaram um melhor desempenho nas descrições, com um acréscimo significativo de emprego de mancha gráfica constituída por pormenores e adjetivações, assim como efetuando categorizações mais adequadas, sugerindo portanto que a utilização das tecnologias tem um efeito motivador para os alunos, contribuindo para a realização de atividades motivadoras conducentes ao desenvolvimento do vocabulário. Terminámos o nosso estudo apresentando algumas conclusões e considerações finais de reflexão para a prática educativa junto destes alunos, assim com perspetivando algumas pistas para trabalhos futuros.
The present study is an investigation in which we adopted a qualitative methodology in the form of case study, conducted in the natural environment, the classroom, using data collection instruments whose treatment was therefore qualitative. Was conducted with two children with Special Educational Needs (SEN), of the 6th year of primary education over the 2nd and 3rd periods of the academic year 2010/2011. It is our belief that communication difficulties are a significant barrier to the functionality of any human being and especially for students with SEN. Aware of the implications of this problem at the social, educational, occupational level and maintaining good levels of self esteem, the purpose of our empirical study was to verify if the use of computers and the Internet contributes to the development of vocabulary, aiming an easier definition and categorization and consequently a better functionality. With the literature review, with emphasis on the trio "technologies, SEN, language", which appears in Chapter I, we had the intention of be aware of what is relevant for our study. On the practical aspects, Chapter II, was initially made a diagnostic evaluation of the students in study, followed by a period of educational intervention and a final evaluation in order to infer the effectiveness of using technology in developing the vocabulary. All the results, obtained through a naturalistic and inductive evaluation, shows that children in the post-test evaluation performed better in the descriptions, with a significant increase of graphic spot use consisting of details and adjectives as well as making more adequate categorizations, thereby implying that the use of technologies has a motivating effect for students, contributing to the achievement of motivating activities leading to the development of vocabulary. We finished our study presenting some conclusions and final reflection for educational practice among these students, as well as foreseeing some clues for future work.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Comunicação e Tecnologia Educativas
Palavras-chave
Alunos com necessidades educativas especiais , Desenvolvimento do vocabulário , Importância das tecnologias da informação e comunicação
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