Hábitos desportivos dos estudantes do ensino secundário no concelho de Mangualde

Data
2014-06-09
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente estudo enquadra-se no contexto dos hábitos desportivos no concelho de Mangualde, no sentido de verificar e determinar as relações existentes entre os alunos do secundário e o fenómeno desportivo e também os hábitos e a procura desportiva desses jovens, apoiando a orientação do planeamento da oferta desportiva no concelho. As nossas opiniões apontam para um modelo coeducativo das diversas entidades competentes neste âmbito, como o meio mais adequado para equilibrar as oportunidades de acesso e adesão a um estilo de vida ativo. Depois de situado o sistema desportivo no concelho, analisámos a realidade desportiva do mesmo com resultados que revelam 75,0% de inquiridos a gostar de Atividades Físicas e Desportivas (AFD), surgindo os rapazes com valores superiores aos das raparigas. Verificou-se também que os aspetos mais importantes da existência de AFD evidenciados pelos alunos se relacionam com a saúde e a condição física. Relativamente à ocupação dos tempos livres verificam-se níveis diários de atividade física muito reduzidos, dando lugar a uma forma de viver cada vez mais sedentária. No que concerne à prática de AFD dos inquiridos, verificamos que 45% dos mesmos é praticante regular, 10% não o são nem pretendem ser e outros 45% não o são, embora gostassem de o ser. O Futebol, a Natação e o Andebol aparecem como as modalidades mais praticadas pelos alunos. Por seu lado, as modalidades mais pretendidas pelos alunos que não praticam atividades físicas regularmente são o Futebol, a Natação e o Voleibol como as três primeiras escolhas. As principais razões de prática desportiva são o gosto pessoal, a promoção da saúde e o divertimento que estas atividades proporcionam, distinguindo-se como razões de abandono e não adesão a programas físicos ou desportivos, a falta de tempo, a incompatibilidade de horários, o cansaço do dia-a-dia e a falta de companhia. Com base na interpretação e discussão dos dados recolhidos decidimos apontar um conjunto de sugestões com vista a uma intervenção futura neste contexto, de modo a maximizar o fenómeno físico-desportivo da região.
The following study refers to the context of sportive habits in the municipality of Mangualde, in order to verify and determine the relationships between high school students and sports phenomenon and also the habits and demands of sports area from these young people, supporting the orientation of planning the availability of sports in the county. Our opinion points to one coeducational model between the different entities in this context, as the best way to balance the opportunities for access and practice of one active lifestyle. After the description of the sportive system from the municipality, we analyzed his sportive reality with results that reveal 75,0% of respondents which enjoy physical activity and the boys emerged with higher values than girls. It was shown also that the most important aspects pointed by students to the existence of sport and physical activities (SPA) are related to the health and physical condition. Regarding leisure time there are daily levels of physical activity greatly reduced, giving rise to a way of living increasingly sedentary. About the practice of SPA we found that 45% of respondents are regular practitioners, 10% are not and don’t even meant to be, and the last 45% are not regular practitioners, although they would like to. Soccer, Swimming and Handball appear as the most popular activities for students. On the other hand, when asked what the most widely sought by students who do not practice regular physical activity, appears Football, Swimming and Volleyball as the first three choices. The main reasons of sportive practice are personal taste, health promotion and the amusement they provide, distinguishing themselves as reasons for non compliance and non adherence to physical or sportive programs, the lack of time, the incompatibility of schedules, the burden of the day and the lack of companionship. Based on the interpretation and discussion of the collected data we decided to aim a set of suggestions for future intervention in this context in order to maximize the physical and sportive phenomenon in the region.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Atividade física , Alunos , Hábitos desportivos , Prática e não prática desportiva
Citação