Estágio pedagógico na UTAD “ Em Bolonha”: revisão bibliográfica

Data
2012
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O objetivo deste trabalho foi a verificação da Didática como aspeto mais relevante e responsável pelo efeito da aprendizagem, onde o feedback pedagógico é um dos fatores que desempenham um dos papéis mais importantes na prática pedagógica. Ao longo do trabalho é dado relevo aos conceitos de didática enquanto ferramenta e ciência cujo objeto de estudo se centra nas estratégias de ensino-aprendizagem, supervisão pedagógica enquanto prática evolutiva que atualmente visa a auto-reflexão e auto-consciencialização do aluno e estágio pedagógico como fluxo integrador dos conhecimentos adquiridos durante o processo de formação teórica. Paralelamente é também abordada a supervisão pedagógica na UTAD nas suas várias componentes, e apresentados os cursos ligados à Educação Física com os respetivos planos de estudos e estrutura curricular. O processo de Bolonha é analisado de forma transversal tendo em conta os seus fundamentos e aplicação em Portugal e em particular na UTAD sem esquecer as alterações introduzidas pelo mesmo. Por fim é feito um apanhado histórico dos diferentes planos de estudo na UTAD com os diversos cursos, durações e caraterização.
The objective of this study was to verify the didactic as the most relevant and responsible aspect for the effect of learning. In this way, teaching feedback is one of the factors that play an important role in the classroom. Throughout this work relevance is given to the concepts of: didactic as a tool and as a science whose object of study focuses on strategies for teaching and learning, pedagogical supervision while evolving practice that currently is aimed at self-reflection and self-awareness of student, and teaching practice as a flow that integrates the knowledge acquired during the theoretical training. This work also presents UTAD pedagogical supervision in its various components and courses related to physical education with the respective curricula and curricular structure. The Bologna process is analyzed in a transversal way taking into account the rationale and application in Portugal and in particular in UTAD with its amendments. Finally we made a historical overview of the different curricula in UTAD with the various courses, durations, and characterization.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Didática , Supervisão pedagógica , Estágios pedagógicos , Processo de Bolonha
Citação