Efeito da inclusão de exercícios de baixa intensidade entre os pares de exercícios baseados no Complex Training

Data
2014-08-25
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Para uma adequada formação dos jovens é crucial adequar metodologias nas aulas de Educação Física (EF) para que estas sejam eficazes, sensatas e seguras, de forma que possam ser abordadas as modalidades e as capacidades motoras, previstas pelo programa Nacional de Educação Física, tendo em conta que o tempo para a lecionação é reduzido. Este estudo teve como objetivo observar o efeito de diferentes formas de conjugação de um exercício de treino de força (TF) e um gesto técnico (GT), baseado na criação de um potencial pós ativação (PPA), sobre a performance de salto e de velocidade em jovens. Uma amostra constituída por dezanove jovens, do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 17 e 18 anos, com 70,10±7,15 kg de massa corporal, 178,00±6,17 cm de estatura e com nível maturacional aproximadamente 4 da escala de Tanner, foram divididos em dois grupos: um grupo que realizava como GT o sprinte a 15 metros e outro que realiza o salto com contra movimento. Ambos os grupos foram sujeitos a 3 intervenções: 1) executavam o exercício de agachamento 4 minutos de repouso e a performance do GT; 2) executam o exercício de agachamento seguido de 4 minutos a efetuar passes curtos a baixa intensidade e o GT; e 3) executam o exercício de agachamento seguido de 5 metros a executar skippings e de seguida o GT. Posteriormente, os grupos trocaram os gestos técnicos numa sessão 72 horas após a primeira. Para a análise inferencial foi efetuada uma Anova para medidas repetidas com post-hoc de Bonferroni. O nível de significância foi mantido em 5%. Não foram observadas diferenças significativas entre as 3 diferentes intervenções em nenhum dos GT analisados. Estes resultados demonstram que as 3 formas de organização dos exercícios na mesma sessão, baseada no Complex Training, não influencia negativamente o GT a desenvolver. Desta forma, pode ser usado nas aulas de Educação Física como forma de desenvolver, na mesma aula, a capacidade motora força, o gesto técnico e exercícios técnicos de baixa intensidade.
For a proper training of young people, and considering the reduced instructional time, it is crucial to adjust methodologies in Physical Education (PE) classes to make them sufficiently effective, sensible and safe to address the modalities and motor skills provided by the National Physical Education Program. The aimed of the present study was observe the effect of different conjugation forms of strength training exercises (ST) and technical gesture (TG), based on the creation of a Potential Post Activation (PPA) on the performance of jumping and sprinting in young people. Nineteen young male, aged between seventeen and eighteen, with 70,10±7,15 kg weight, 178,00±6,17 cm in height and stage 4, at Tanner scale of physical development, were divided into two groups: a group would make, as a TG, a fifteen meters sprint and another a jump with counter movement. Both groups were subjected to three training conditions: 1) performed the squat exercise followed by four minutes of rest and the performance of the TM, 2) performed the squat exercise followed by four minutes of low-intensity short passes and the TM, and 3) performed the squat exercise followed by five meters skipping and then the TM. After a period of seventy-two hours, the groups exchanged the technical moves. A repeated-measures ANOVA and a Bonferroni post-hoc test were conducted for inferential statistical analysis. Significance level was maintained at 5%. No significant differences were observed between the three different interventions in any of the TG analysed. These results show that the three forms of exercises organization, in the same session, based on Complex Training, don’t influence negatively the TGs. So, it can be used in Physical Education classes as a way to develop, in the same class, the strength motor skill, the technical gesture and low-intensity technical exercises.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Jovens , Velocidade , Complex training , CMJ
Citação