A utilização da tecnologia educativa pelos professores do 1º ciclo do Concelho de Vila Real: os desafios para uma escola informada

Data
2011
Autores
Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira
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Editora
Projetos de investigação
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Resumo
O presente trabalho “A utilização da Tecnologia Educativa pelos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Vila Real: os desafios para uma Escola Informada”, tem como objetivo central caracterizar os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Vila Real, relativamente à utilização das TIC. Para contextualizar teoricamente a temática abordada procedeu-se a uma ampla revisão bibliográfica, procurando os autores de referência das diversas áreas, a literatura mais atualizada e a diversificação das fontes, como livros, dissertações, enciclopédias, legislação, revistas online e sites. A problemática abordada nesta dissertação centra-se na Tecnologia Educativa, que estruturámos em dois pontos fundamentais de análise: a “Tecnologia Educativa e a Formação de Professores no contexto Sociedade da Informação e do Conhecimento” e “Os Meios”. No primeiro ponto, procedemos à revisão dos conceitos de tecnologia e técnica, passando pela caracterização dos momentos mais marcantes da TE, pela evolução da TE em Portugal, até às características da Sociedade da Informação, a Formação de Professores no contexto atual, caracterizando os modelos de formação e fazendo uma perspetiva histórica da formação de professores em TIC, em Portugal. No segundo ponto, abordamos os Meios, começando pelas questões da Alfabetização Tecnológica e da Educação para os meios e com os meios, passando pela integração, funções, classificação e seleção dos meios, até aos Multimédia em Contexto Educativo e à Internet, dando destaque à Web 2.0. Para caracterizarmos os professores do Concelho de Vila Real face à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, organizámos um estudo analítico para percebermos se a situação profissional, tipo de escola ou anos de serviço influenciam a utilização das TIC e as necessidades de formação. Para isso concebeu-se um Questionário, estruturado em seis dimensões fundamentais: “Caracterização do professor e da escola”, “As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola”, “O computador na escola”, “Programas informáticos ou serviços da Internet utilizados na aula”, “O Vídeo” e “Formação”, que aplicámos em Julho de 2007. Para o tratamento dos dados do questionário procedemos à análise de frequências e ao tratamento estatístico, com o programa SPSS, versão 18.0. O tratamento permitiu-nos constatar que a quase totalidade das escolas onde os professores lecionam estão equipadas com um computador por sala, sendo o computador a tecnologia mais utilizada com os alunos. Os programas informáticos utilizados com mais frequência pelos alunos são o processador de texto e os programas de apresentações. Os serviços da Internet foram assinalados pela maioria dos respondentes, sendo a World Wide Web o serviço utilizado com mais frequência. O vídeo é integrado nas atividades regulares de sala de aula por sessenta e três professores, mas apenas sete afirmam que os seus alunos são produtores de vídeo. Relativamente à formação inicial em TIC poucos são os professores que a assinalaram. Já no que se refere à formação contínua, muitos dos professores mencionam ter frequentado ações de formação e a grande maioria manifestou interesse em participar em ações de formação nesse âmbito. A análise estatística dos resultados permite-nos afirmar que os professores com menos anos de serviço e situação profissional mais precária utilizam mais as tecnologias e sentem mais necessidades de formação.
This study “The use of Educational Technology for Teachers of the primary school in the municipality of Vila Real: Challenges for a informed school”, has as its central objective to characterize the teachers of the primary school in the municipality of Vila Real, regarding the use of ICT. To contextualize theoretically addressed the issue proceeded to a broad literature review, looking for the authors of reference of the various areas, the most current literature and the diversification of sources such as books, dissertations, encyclopedias, law, online magazines and websites. The problematic analyzed in this dissertation focuses on Educational Technology, which structured in two main points of discussion: “Educational Technology and Teacher Education in the context of Information and Knowledge Society” and “The Media”. On the first point, we proceed to review the concepts of technology and technique, passing through the characterization of the most important moments of the TE, the evolution of ET in Portugal, to the characteristic of the Information’s Society, Teacher Education in the current context, featuring models training and doing a historical perspective of teacher training in ICT, in Portugal. On the second point, we addressed the media, starting with the issues of technological literacy and education for the media and with the media, through integration, functions, sorting and selection of media, to the Multimedia in context of Education and the Internet, focusing on Web 2.0. To characterize the teachers in the municipality of Vila Real against the use of Information and Communication Technologies, we have designed a questionnaire, structured in six dimensions: “Characterization of teacher and school”, “The Information and Communication Technologies (ICT) in school”, “The computer in school”, “Computer software or Internet’s services used in class”, ”The Video” and “Training”, which we applied in July 2007. For the treatment of the questionnaire data we analyzed the frequency and statistical processing with SPSS, version 18.0. The treatment allowed us to see that almost all of the schools where teachers teach are equipped with one computer per classroom, the computer technology is being used with more students. The computer programs used most frequently by the students are word processing and presentations programs. Internet services were reported by most respondents, and the World Wide Web service is used most often. The video is integrated into the regular activities of the classroom for 63 teachers, but only 7 claim that their students are video producers. With regard to initial training in ICT there are few teachers who reported. In what refers to the continuous training, many of the teachers mentioned have attended training and the vast majority expressed interest in participating in training actions in this area. The statistical analysis allows us to state that teachers with fewer years of service and those who has a precarious professional situation use more technology and feel more training needs.
Descrição
Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
Palavras-chave
Professores do básico 1º ciclo , Formação profissional contínua , Utilização das tecnologias da informação e comunicação , Concelho de Vila Real (Portugal) , Ensino/aprendizagem , Tecnologia educativa , Ensino básico 1º ciclo
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