PJMG quality Modelo de actividades da gestão de projectos de desenvolvimento de software no âmbito da qualidade

Data
2009
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Projetos de investigação
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Resumo
As organizações encontram-se cada vez mais dependentes das tecnologias da informação para o seu funcionamento. Não obstante a importância reconhecida aos sistemas e tecnologias da informação e a atenção que desde há alguns anos a esta parte lhes tem sido dedicada, os resultados dos investimentos não têm correspondido às expectativas, revelando-se decepcionantes em muitos casos. Este facto marca a necessidade crescente de respostas mais eficazes por parte da gestão de projectos, específicas para as novas realidades dos projectos de desenvolvimento de software. Os gestores de projecto são pressionados a realizar projectos de software com qualidade, no tempo previsto e dentro do orçamento. Para além das competências tecnológicas, necessitam possuir as competências de gestão necessárias, ter o trabalho suportado por ferramentas adequadas, reger as suas funções por boas práticas e linhas orientadoras para a gestão correcta, e precisam efectuar um controlo rigoroso dos projectos de software. O crescente aumento da exigência por parte dos clientes dos projectos reforça a importância da qualidade, ao ponto de se tornar crucial à sobrevivência das organizações responsáveis pelo desenvolvimento de software e daquelas que o utilizam para competir no mercado. No contexto da qualidade em projectos de desenvolvimento de software, é importante considerar o processo de gestão que tem por finalidade assegurar que cada uma das fases de desenvolvimento do sistema e a interligação entre estas, são executadas correctamente. Apesar de existirem contributos valiosos que permitem um aperfeiçoamento da gestão de projectos e uma rentabilização do trabalho dos gestores, não existe um modelo de gestão de projectos estruturante no caso concreto da gestão da qualidade e com foco no responsável principal: o gestor de projectos. Dada a sua relevância, a procura de soluções na área da gestão da qualidade na gestão de projectos para auxiliar a combater o insucesso de projectos de software tornou-se a finalidade principal do presente trabalho de investigação. Visando dar um contributo para uma maior eficácia das funções que o gestor de projectos deve executar, propomos um modelo de actividades para a gestão de projectos no âmbito da garantia de qualidade, resultante de análise documental, de um processo de entrevistas, respectiva análise da informação obtida, de um Survey e de um estudo Delphi. O modelo de actividades proposto é uma ferramenta de trabalho com o objectivo de optimizar o desempenho do gestor, potenciando a normalização e agilização das respectivas actividades, contribuindo para a garantia de qualidade do projecto e, consequentemente, para a satisfação do cliente. A presente tese procura, também, contribuir para o preenchimento da lacuna sentida relativamente à necessidade de um conhecimento mais abrangente da realidade da gestão de projectos em Portugal.
Organizations depend more and more on the Information Technologies to work. In spite of the importance and attention given to the information systems and technologies, the results of the investments are not as good as expected and quiet deceptive in many cases. This fact marks the growing need for specific answers for the project management and for the new realities of software projects. The project managers are feeling more and more pressure when developing/achieving quality software projects because of the short time and budget offered. Besides technology skills, they should have management skills; their work should be supported by the adequate tools and should act according to good practises and principles/rules for a correct management. They also should supervise tightly the software projects. The growing of competitiveness and more and more demanding clients reinforce the importance of quality. That fact is crucial to maintain organizations responsible for software development projects working. Quality is also essential to the organizations which use the projects to compete in the market. When we talk about quality in software development projects, it´s important to make sure, beyond the different stages of the development system and quality management, that the project management process used to assure that every stage and connection between them, is correctly performed. The project manager is responsible for these activities of quality management. Although there are valuable contributions that allow an improvement of project management and a return on the project managers’ work, there isn’t a structured project management framework for quality management and project manager oriented. Due to its relevance, the seeking of solutions in the quality management area, in the projects management, to fight the lack of success in software projects is the main goal of this investigation work. We intend to give a real contribution for the improvement of efficiency in the quality area which should be performed by the project manager. We propose a model of activities for the project management in quality scope. It is the result of documental analyses, of a process of interviews and their respective information analyses obtained, of a Survey and a Delphi study. The model of activities proposed is a working tool used in order to optimize the manager performance and help to normalise and to make easier the carrying out of the respective activities. Having that in mind the project quality and consequently the client satisfaction will be a reality. With this thesis we also try to contribute to reduce the lack of a more comprehensive knowledge of the reality of project management in Portugal.
Descrição
Tese de Doutoramento em Informática
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