Educação e sensibilização ambiental dos responsáveis pela manutenção do arboreto do Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Brasil

Data
2014-12-10
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Resumo
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) é, simultaneamente, uma referência histórica, uma área de reserva da Biosfera, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, e um parque de visitação pública. Pela importância deste jardim botânico, nomeadamente, da área denominada de Arboreto cuja coleção de espécies vegetais vivas é utilizada para pesquisa em botânica, verifica-se a preocupação de melhor manejo em sua área física. A utilização diversificada desta área exige observação continuada e tarefas cotidianas de manutenção; os tratos são imprescindíveis para se manter em melhor estado a flora, saudável e perene. Este trabalho tem a pretensão de ser um instrumento útil para os indivíduos selecionados ao trabalho de manutenção do JBRJ, os mantenedores. Indentificando as características destes mantenedores através de inquéritos, desenvolveu-se uma estratégia de Educação e Sensibilização Ambiental com ações e iniciativas realizadas “pela positiva”. Privilegiou-se a linguagem visual e uma abordagem interdisciplinar. A criação de palestras e de um bloco de boas práticas ambientais, sempre com foco nas atividades exercidas no Arboreto, pleiteiam ensinar e esclarecer valores significativos do local onde trabalham, as atividades e as responsabilidades ambientais. O processo de educação e sensibilização ambiental conclui-se com a certificação da coordenação do JBRJ, após um período de avaliação prática, que permitirá aos mantenedores obter um “Certificado de Jardineiros do Jardim Botânico do Rio de Janeiro”. Sendo assim, investigar com um olhar mais profundo a esta situação, verificando em outros Jardins Botânicos, também de grande significado, podemos chegar a um produto facilitador a esta tarefa singular e muitas vezes despercebida por tantos que ali convivem.
Rio de Janeiro Botanic Garden (RJBG) is, at the same time, an historical reference, a reserve area of the Biosphere, according the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization and a park receiving public visits. Due to this Botanical Garden significance, namely the importance of a specific area named Arboreto, whose collection of vegetal live species, is used for research in botany, there are clear care related to its physical aspect. The broad use of this area needs to be observed and directed on daily tasks, treatment are essential to keep the flora in its best condition, healthy and perennial. This paper is meant to be a useful tool to all human resources selected to do RJBG maintenance work, caretakers. It intends to, on the plus side, guide environmental good practices, crucial tasks for this Institution. After pinpointing this caretakers’ best personal features, it was possible to create several lectures and a notebook with a collection of all the environmental good practices, always tih the focus one the activities carried out at the Arboreto. Such actions aim to teach and clarify important values of the workplace, of the activities and environmental responsibilities, ending with certification from the RJBG coordination. As such, researching with a deeper look on this situation, checking other Botanic Gardens, all of them with great relevance, it is possible to reach a product that facilitates this particular task and several times unseen to so many of those who there coexist
Descrição
Dissertação de Mestrado em Engenharia do Ambiente
Palavras-chave
Jardim botânico , Manutenção , Rio de Janeiro (Brasil) , Educação ambiental
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