A narrativa ficcional dos documentários do DOCTV: uma análise fílmica de Vilas Volantes, o Verbo Contra o Vento, Uma Encruzilhada Aprazível e Linhas de Organdi

Data
2015-03-17
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Esta dissertação investiga o universo do Cinema e os elementos que constituem as narrativas dos documentários e da ficção. Destaca-se as fronteiras estéticas e conceituais entre o gêneros e suas convergências no Cinema contemporâneo, principalmente por meio das tecnologias digitais e da experiência dos realizadores. Nesse contexto recorta-se a investigação para a análise fílmica de três documentários do DOCTV, que fazem parte do Programa de Fomento à Teledifusão do Documentário Brasileiro realizado pelo Governo do Brasil nos anos de 2003 à 2007. A crítica de Vilas Volantes, O Verbo Contra o Vento; Uma Encruzilhada Aprazível e Linhas de Organdi expõe de que maneira os relatos dos depoentes e as “vontades” constroem imagens e narrativas ficcionais? Assim, para o objetivo da investigação, adentra-se nos conhecimentos dos campos do Cinema, das narrativas, da oralidade e da etnografia.
This dissertation investigates the universe of cinema and the elements that make up the narratives of documentaries and fiction pieces. It highlights the aesthetic and conceptual boundaries between genres, and their convergence in contemporary cinema, especially through digital technologies and the personal experiences of the filmmakers. In this context selections are taken from the film analysis of three documentaries of "DOCTV", which were part of the "Programa de Fomento à Teledifusão do Documentário Brasileiro" (Incentive Program for the Broadcasting of Brazilian Documentaries) by the Brazilian Government from 2003 to 2007. The review of; "Vilas Volantes, O Verbo Contra o Vento" (Mobile Villages: The Word Against the Wind);"Uma Encruzilhada Aprazível" (A Pleasant Crossroad) e "Linhas de Organdi" (Threads of Organdi) presents a study of the following question: in what way do the answers from the interviewees and the "will" of the filmmakers build the images and fictional narratives? Thus, for the purpose of research, we step into our knowledge of the fields of cinema, narrative styles, oral tradition and ethnography.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Cultura
Palavras-chave
Cinema , Narrativas , Ficção , Documentários , Oralidade , Etnografia
Citação