A qualidade do instrutor em atividades de grupo de fitness

Data
2015-05-21
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A presente investigação tem como objeto central de estudo a Qualidade do Instrutor em Atividades de Grupo de Fitness. Para tal efeito, e após definição da pertinência e dos objetivos, efetuámos a revisão da literatura acerca dos principais temas inerentes à investigação: Qualidade e Fitness. Após revisão da literatura apresentamos os resultados dos estudos realizados, considerando os seus objetivos específicos: 1) Estudo 1: Identificação e definição dos indicadores de qualidade do instrutor; 2) Estudo 2: Caracterização da opinião dos intervenientes sobre os indicadores de qualidade do instrutor; 3) Estudo 3: Caracterização e comparação dos indicadores de qualidade do instrutor de acordo com o tipo de interveniente, género e idade; 4) Estudo 4: Construção e validação do questionário “Qualidade do Instrutor de Fitness - Atividades de Grupo” (QIF-AG); 5) Estudo 5: Caracterização e comparação da perceção dos praticantes, de acordo com a atividade praticada, relativamente à qualidade do instrutor. Em termos gerais, e numa primeira fase, os resultados obtidos permitiram-nos elaborar um modelo com os indicadores de qualidade do instrutor em atividades de grupo de fitness, após análise de conteúdo às entrevistas aplicadas aos intervenientes, constituído por 4 dimensões e 25 categorias. Após a sua elaboração foi possível verificar quais as dimensões e categorias mais referenciadas, tanto em número de fontes como número de unidades de texto, e as diferenças de noção de qualidade no contexto das atividades de grupo de fitness segundo o tipo de interveniente, género e idade. Numa fase seguinte foi construído e validado o questionário QIF-AG, apresentados os resultados da sua aplicação a 960 praticantes, e analisadas as diferenças de perceção de acordo com a atividade praticada. Importa referir que o desenvolvimento desta investigação objetiva contribuir para o aumento do conhecimento na área do fitness e disponibilizar um instrumento, metodologicamente construído e validado, que avalie a qualidade do instrutor de atividades de grupo, de acordo com a perceção dos seus praticantes. Com base nessa perceção, o instrutor pode e deve adequar a sua intervenção, e assim contribuir para o aumento da satisfação e subsequente fidelização dos praticantes.
The object of this work is the Quality Instructor in Group Fitness Activities. To that effect, and after the purpose and objectives of the study have been defined, a review of the literature was done about the main themes inherent to this investigation: Quality and Fitness. After the review of the literature, the results of the studies are presented, considering their specific goals: 1) Study 1: Identification and definition of the quality indicators of the instructor; 2) Study 2: Characterization of the views of stakeholders about the quality indicators of the instructor; 3) Study 3: Characterization of the quality indicators of the instructor according to the stakeholder, gender and age; 4) Study 4: Development and validation of the questionnaire "Quality Fitness Instructor - Group Activities" (QIF-AG); 5) Study 5: Characterization and comparison of the perception of the participants about the quality of the instructor, according to the activity. In general, after content analysis of the interviews to the stakeholders was analysed, results allowed us to develop a model comprising the quality indicators in group fitness activities, composed of 4 dimensions and 25 categories. Subsequently, we verified which dimensions and categories were more referenced, in terms of number of sources, number of units of text and in terms of differences in the notion of quality in the context of group fitness activities, according to the type of stakeholder, gender and age. After this, the QIF-AG was constructed and validated and the results of its application to 960 participants were presented, along with the analysis of the perception differences according to the activity. This research aims to contribute to the increase of knowledge in the area, as well as to provide an instrument, methodologically constructed and validated, to assess the quality of the group fitness instructor, according to the participants perception. Supported in this, the instructor should adapt his intervention, thus contributing to increase the participants satisfaction levels and their loyalty.
Descrição
Tese de Doutoramento em Ciências do Desporto
Palavras-chave
Fitness , Análise de conteúdo , Qualidade , Instrutores
Citação