Uma orientação para o mercado social: inovação, aprendizagem organizacional e desempenho: um estudo nas Misericórdias Portuguesas

Data
2015-07-01
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Resumo
A presente tese apresenta a caracterização da gestão e procura analisar a implementação do conceito de orientação para o mercado social e sua influência no desempenho das Misericórdias portuguesas. Especificamente, esta tese pretende estudar as relações entre a orientação para o mercado social, a aprendizagem organizacional, a inovação e o desempenho organizacional nas Misericórdias a nível nacional. Adicionalmente, caracterizase a gestão praticada por estas organizações. Optamos por métodos quantitativos e empregamos a metodologia associada aos modelos de equações estruturais para analisar as informações recolhidas de uma amostra de gestores / diretores das Misericórdias portuguesas, com o objetivo de verificar as hipóteses definidas no modelo em estudo. Os resultados do estudo empírico confirmam em parte o previsto na teoria, ou seja, uma organização cujos comportamentos se orientem para o mercado social apresentam um desempenho superior. Além disso, os dados sustentaram também a relação positiva existente entre a orientação para o mercado social e a aprendizagem organizacional, entre orientação para o mercado social e inovação organizacional e entre aprendizagem organizacional e inovação organizacional. Contudo, os resultados não encontraram suporte para a relação entre aprendizagem organizacional e desempenho e entre inovação organizacional e desempenho. Relativamente à gestão praticada pelas Misericórdias constatou-se que elas se encontram em mudança. Em termos práticos, os gestores das Misericórdias deverão reconhecer o quão importante é para um melhor desempenho a adopção de comportamentos orientados para o mercado social. A relação entre orientação para o mercado social e o desempenho no contexto não lucrativo não tem sido extensamente discutida na literatura. Assim, os resultados deste estudo fornecem evidências quantitativas que suportam esta associação em contexto não lucrativo. Além disso, esta pesquisa constitui uma base sobre o papel dos comportamentos orientados para o mercado social no desempenho, com a aprendizagem organizacional e a inovação organizacional como mediadoras dessa relação, apresentando desafios para estudos futuros.
This work presents the management characteristics and seeks to analyse the implementation of the concept of the social market orientation and its influence on the performance of the Portuguese Santas Casas de Misericórdia (church-based social work organisations later in this work named Houses of Mercy or Mercies). Specifically, this thesis aims to study the relationship between the social market orientation, organizational learning, innovation and organizational performance in Portuguese Houses of Mercy at the national level. Additionally, the management practiced by these organizations is also characterized. We chose to use quantitative methods and a methodology associated with structural equation modelling to analyse the information collected from a sample of managers / directors of Portuguese Houses of Mercy, aiming to verify the assumptions defined in the test model. The results of the empirical study confirm some of the projected theories, ie, organizations whose behaviours are directed toward social market have a higher performance. Moreover, the data also upheld the positive relationship between the social market orientation and organizational learning, between the social market orientation and organizational innovation, and between organizational learning and organizational innovation. However, the results found no support for the relationship between organizational learning and performance and between organizational innovation and performance. Regarding the management practiced by Portuguese Houses of Mercy it was found that they are changing. In practical terms, the managers of the Portuguese Houses of Mercy should recognize how important it is the adoption of a market-oriented social behaviour in order to achieve a better performance. The relationship between a market orientation and a social performance in a not-for-profit context has not been widely discussed in the literature. Thus, our results provide a quantitative evidence to support this association in a non-profit context. Furthermore, this research provides a basis on the role of behaviour-oriented social market performance, organizational learning and organizational innovation as mediators of this relationship, presenting challenges for future studies.
Descrição
Tese de Doutoramento em Gestão
Palavras-chave
Desempenho organizacional , Inovação , Misericórdias
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