Liderança autêntica, capital psicológico positivo e criatividade dos gestores empresariais das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo

Data
2015
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Resumo
Este trabalho é uma busca da relação entre a Liderança Autêntica, o Capital Psicológico Positivo (PsyCap) e a Criatividade dos líderes das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Sendo a liderança autêntica, percebida através de quatro dimensões: a transparência relacional, a perspectiva moral interna, o processamento equilibrado da informação e a auto-consciência. O Capital Psicológico Positivo – PsyCap foi considerado com suas quatro dimenssões: a auto-eficácia, o otimismo, a esperança e a resiliência. E foi considerada também a dimensão Criatividade desses líderes. Nossa amostra foi composta por 824 indivíduos, sendo 206 líderes e 618 colaboradores de empresas de produtos e serviços das respectivas cidades brasileiras. Onde os colaboradores responderam sobre a liderança autêntica e a criatividade de seus líderes, e estes, sobre sua própria liderança autêntica, sua criatividade e seu capital psicológico positivo. Nosso estudo monstra ser válida a relação entre a liderança autêntica, o capital psicológico positivo e a criatividade dos líderes pesquisados, demonstrando ainda as diferenças dessas relações nos gestores das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Servindo de referencial para as organizações que desejam se manter cada vez mais competitivas no meio corporativo, face aos diferentes contextos e mutáveis cenários, promovendo o desenvolvimento organizacional. Onde a existência de um processo no qual os líderes possam vir a conhecer melhor seus estilos de liderança autêntica, seu psycap e sua criatividade, recebendo com mais facilidade as mudanças, pode promover um maior desenvolvimento nas organizações.
This work is a search for the relationship between the Authentic Leadership, Positive Psychological Capital (PsyCap) and the Creativity of the leaders of the cities of Rio de Janeiro and São Paulo. Being authentic leadership, perceived through four dimensions: relational transparency, the internal moral perspective, balanced information processing and self-awareness. Positive Psychological Capital - PsyCap was considered with its four size: self-efficacy, optimism, hope and resilience). And was considered also the Creativity dimension of those leaders. Our sample was composed by 824 individuals, being 206 leaders and 618 employees of companies of products and services of their respective cities. Where employees speak about on authentic leadership and creativity of their leaders, and these, on your own authentic leadership, your creativity and your positive psychological capital. Our study proves to be valid the relationship between authentic leadership, positive psychological capital and creativity of the leaders surveyed, demonstrating the differences of these relationships in the cities of Rio de Janeiro and São Paulo. Serving as a benchmark for organizations that wish to remain competitive amidst increasingly corporate, vis-à-vis the different contexts and changing scenarios, promoting organizational development. Where the existence of a process in which the leaders can come to know better your authentic leadership styles, his psycap and your creativity, getting more easily changes, can promote a greater development, in organizations.
Descrição
Tese de Doutoramento em Gestão
Palavras-chave
Liderança , Capital humano , Aspetos psicológicos , Comportamento organizacional
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