ON-Rede: modelo de geração de oportunidades de negócio baseado em redes de cooperação interorganizacional suportado por sistemas de informação

Data
2015
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Num mercado cada vez mais competitivo e em permanente mutação, as organizações enfrentam desafios constantes, destacando-se sobretudo os desafios inerentes à globalização dos mercados, bem como os desafios ao nível da evolução tecnológica. Por conseguinte, as organizações têm a necessidade de se reinventar constantemente, procurando e implementando estratégias que visem ganhar competitividade. Assumindo que as oportunidades surgem, muitas vezes, a partir da identificação e compreensão das ameaças, as organizações deverão encarar a globalização e a evolução tecnológica não só como grandes desafios, mas também como grandes oportunidades. Perante tais desafios, as organizações, em particular as Pequenas e Médias Empresas, necessitam ganhar escala para terem a capacidade de competir numa economia global. Por outro lado, deverão ter a capacidade de serem flexíveis por forma a facilitar que se possam ajustar constantemente à evolução dos mercados. Assim, ainda que a evolução tecnológica seja um desafio para as organizações, as Tecnologias da Informação devem ser vistas como uma ferramenta facilitadora da implementação das estratégias organizacionais, sobretudo quando essas estratégias passam por ganhar escala e flexibilidade organizacional. A cooperação interorganizacional deverá ser encarada pelas organizações como uma estratégia que dota as organizações cooperantes de vantagens competitivas, destacando-se sobretudo o ganho de escala, a flexibilidade proporcionada pelos arranjos cooperativos e as sinergias que se poderão gerar. É neste contexto que surge a oportunidade do desenvolvimento de um modelo, assente nas Tecnologias da Informação, que seja facilitador e impulsione a implementação de redes de cooperação interorganizacionais. Nesta tese defende-se que, a conjugação das estratégias competitivas inerentes à cooperação interorganizacional, marketing de relacionamento e estratégia tecnológica, poderá resultar num modelo no qual seja possível a partilha de informação em redes de cooperação de modo a alavancar oportunidades de negócio. Do trabalho de investigação resultou a proposta de um Modelo e de um Sistema de Informação que facilitam a cooperação interorganizacional com o objetivo de fidelizar os clientes e gerar oportunidades de negócio entre os agentes cooperantes, no âmbito das redes de cooperação.
In an increasingly competitive and constantly changing market, organizations face ongoing challenges, with a specially highlight to the challenges of the globalization of markets and the challenges regarding technological evolution. Thus, organizations have now the need to constantly reinvent themselves looking for new strategies in order to increase competitiveness. Assuming opportunities often arise from identifying and understanding the main threats, organizations must face the globalization and the technological evolution, not only as major challenges but also as major opportunities. Facing these challenges, organizations, Small and Medium-sized Enterprises in particular, need to gain scale so that they have the ability to compete in a global economy. They shall also have the ability to be flexible enough in order to enable a constant adjustment to the changing markets. Thus, although the technological evolution is a challenge for the organizations, Information Technologies should be seen as a facilitating tool to the implementation of organizational strategies, specially when these strategies are meant to gain scale and organizational flexibility. The interorganizational cooperation should be seen as a strategy by the organizations which will allow competitive advantages, highlighting the economies of scale, the flexibility afforded by the cooperative arrangements and the synergies that can be generated. It is within this context that the opportunity of developing a model based on the Information Technologies as a facilitator arises, thus propelling the implementation of the interorganizational cooperation networks. This thesis supports that the combination of the competitive strategies inherent to the interorganizational cooperation, the relationship marketing and the technological strategy can result in a model in which the sharing of information in cooperative networks is possible, in order to leverage business opportunities. This research work proposes both a Model and an Information System that promote the interorganizational cooperation, aiming to increase customer loyalty and generate business opportunities amongst the actors of the cooperation networks.
Descrição
Tese de Doutoramento em Informática
Palavras-chave
Sistemas de informação , Redes de cooperação , Oportunidades de negócio
Citação