Padrões de Mobilidade e Carpooling Escolar: O caso dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola Diogo Cão (Vila Real)

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2010
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Resumo
O rápido crescimento da actividade de transporte verificado nas últimas décadas deve-se, sobretudo, ao aumento do transporte individual que, estimulado pelos padrões de vida e de consumo da sociedade actual, bem como da sua necessidade, cada vez maior, de mobilidade, tem causado problemas que põem em risco a própria mobilidade, a saúde humana e o meio ambiente. É imprescindível reduzir os efeitos negativos provenientes da utilização excessiva do transporte e consegui-lo sem limitar a mobilidade dos cidadãos é um dos desafios da sociedade moderna – Mobilidade Sustentável. Para tal, é fundamental que se adoptem modos de transportes mais sustentáveis e que seja feita uma utilização mais racional dos veículos privados motorizados. De forma a alcançar estes objectivos é necessário promover soluções e estratégias que visem a optimização da mobilidade gerada por pólos geradores de viagens como as escolas, caracterizados por originar inúmeras viagens pendulares. Pretende-se, com a presente dissertação, estudar a possibilidade de existirem sistemas organizados de Carpooling nas escolas de ensino básico. Neste sentido, foi desenvolvido um projecto na Escola Diogo Cão que incluía, para além da recolha de dados através de inquéritos de mobilidade aos alunos do 2º ciclo do ensino básico de forma a identificar os seus padrões de deslocações, um conjunto de acções de incentivo à adopção de modos de transporte mais sustentável e, em particular, de partilha de automóvel - Carpooling.
In recent decades, there has been a rapid growth in transport activity and, in particular, private transport, stimulated by the living standards and consumption of contemporary society, as well as the need of mobility increases, which has caused problems that threaten the mobility, human health and the environment. It is crucial to reduce the negative impact of transport excessive use and achieve it without restricting the citizen’s mobility is one of the challenges of modern society - Sustainable Mobility. Therefore, it is essential to adopt more sustainable transport modes as well as making a more reasonable use of private motor vehicles. In order to reach these goals is necessary to encourage solutions and strategies to optimize the mobility produced by trip-generators zones such as schools, which are responsible for several commuting trips. We intend, with this dissertation, to study the possible existence of organized systems of Carpooling in elementary schools. In this sense, there was a project at the School Diogo Cão, which included, in addition to collecting data through mobility surveys to students in the 2nd cycle of basic education in order to identify their movement patterns, a set of incentives to adoption of more sustainable transport modes, in particular, Carpooling.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil
Palavras-chave
Padrões de Mobilidade , Carpooling , Pólos Geradores de Viagens , Mobilidade Sustentável , Mobilidade Escolar
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