Satisfação com a imagem corporal e níveis de autoestima na atualidade / Adaptação dos comportamentos sexuais às novas tecnologias: o sexting

Data
2015
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Esta investigação pretende estudar a existência de uma relação entre a satisfação com a imagem corporal e os níveis de autoestima, estabelecendo comparações entre vários fatores independentes (sexo; idade; IMC; prática de atividade ou exercício físico; perceção de uma alimentação equilibrada; media mais utilizado; número de horas de utilização dos media; influência dos media nos hábitos de trabalho, dia a dia, e nas relações interpessoais). A amostra foi constituída por 301 indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 52 anos, do sexo feminino (N = 169) e do sexo masculino (N = 132). Os instrumentos utilizados consistiram no Questionário de Satisfação com a Imagem Corporal, na Escala de Autoestima de Rosenberg, validada e adaptada para a população portuguesa, e na elaboração de 5 questões demográficas, 2 associadas aos hábitos de atividade física e de alimentação e 3 sobre a utilização dos meios de comunicação social. Os resultados demonstraram existir uma relação positiva entre a satisfação corporal e os níveis de autoestima, revelando que vários fatores (sexo, IMC, exercício físico, alimentação equilibrada e media mais utilizado) influenciam a satisfação com a imagem corporal e com os níveis de autoestima na amostra.
This research aims to study the existence of a relation between body image satisfaction and self-esteem levels, making comparisons between several independent factors (gender; age; body mass índex; practice of physical activity or exercise; perception of a balanced diet; most used media; number of hours of media usage; media influence in work habits, daily life, and interpersonal relationships). The sample consisted in 301 individuals, aged between 18 and 52 years old, of feminine sex (N = 169) and masculine sex (N = 132). The instruments used consisted in Body Image Satisfaction Questionnaire, the Rosenberg Self-Esteem Scale, validated and adapted for the portuguese population, and in the creation of 5 demographics questions, 2 associated with physical activity and food habits, and 3 related to the media consumption. The results showed that there was a positive relation between body satisfaction and self-esteem levels, revealing that several factors (sex, body mass index, exercise, balanced diet and most used media) influence body image satisfaction and the self-esteem levels in the sample.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica
Palavras-chave
Imagem corporal , Satisfação , Autoestima
Citação