Experiências passadas como meio de aprendizagem

Data
2013
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Com este relatório, pretendo reproduzir reflexivamente o meu percurso como Treinador, desde a época desportiva 96/97 até à época 11/12. Iniciei em 96/97 com um estágio no âmbito da Opção II (Futebol), ao abrigo de protocolo da UTAD com diversos clubes da Associação de Futebol de Vila Real e finalizo na qualidade de Treinador Principal de um clube de 2ª Divisão Nacional. O primeiro contacto (época desportiva) foi como treinador de um escalão de formação, juniores B; as épocas seguintes seriam como adjunto e posteriormente principal, sempre em escalões séniores, desde a extinta 3ª Divisão Nacional até à II Liga de Futebol Profissional. Até aos dias de hoje trabalhei como adjunto de sete treinadores, com lideranças e metodologias completamente diferenciadas. Para além disso, trabalhei com recursos materiais e espaços fiscos, desde os mais otimizados para a prática da modalidade, aos menos apetrechados. Na minha passagem pelo futebol sénior – não profissional, vivenciei condições de trabalho completamente opostas para a competição em que estava inserido, desde, sem os requisitos mínimos, até, boas condições de trabalho. No futebol sénior profissional, o que mais destaco são os estilos de liderança e metodologias completamente opostas, no entanto, ambas acabaram por frutificar. Esta reflexão metodológica acerca do processo de treino e da liderança, torna-se fundamental, pois permite-me fundamentar de forma mais firme as diversas observações e opções que vi tomar e posteriormente tomei, ao longo destes anos como treinador. Estas decisões não se esgotam unicamente nas tarefas didático/pedagógicas, mas também nas tarefas de decisão, gestão e organização, que foram desenvolvidas ao longo deste período e que são retratadas ao longo deste documento. A necessidade de compreender a complexidade das tarefas e funções do treinador, promove a importância da constante atualização de conhecimentos por parte dos mesmos acerca da temática. Este foi o meu ponto de partida para a exploração deste trabalho, a obtenção do Grau de Mestre, pois é um tema vasto e com inúmeras abordagens teóricas, que em muitas vezes são realmente muito discrepantes. Pretendo eu, então, realizar uma análise do tema através de um diário de vida em construção onde reflito e relato as diversas vivências (por vezes opostas) do meu percurso.
With this report, I intend to play my journey as reflexively Coach, from sports season 96/97 season to the 11/12 . I started on 96/97 with an internship under Option II (Football), under protocol UTAD with several clubs from the Football Association of Vila Real and finalize as Head Coach of a club 2nd National Division. The first contact (racing season) as coach was a level of training, junior B ; ages following would deputy and later as principal, always ranks seniors from the defunct 3rd Division II to the National Professional Football League. Until the day I worked as an adjunct seven coaches, leaders and with completely different methodologies. In addition, I worked with material resources and spaces treasury departments, since the more optimized for the sport, the less equipped. In my time in football - not professional, experienced working conditions completely opposite to the competition that was inserted, since without the minimum requirements to good working conditions. In professional football, what else are the highlight leadership styles and methodologies completely opposite, however, both ultimately fruitful. This methodological reflection on the process of training and leadership, it is essential, because it allows me to more firmly support the various comments and options that have seen and later took over these years as coach. These decisions are not limited solely on teaching tasks/teaching , but also in decision tasks, management and organization, that were developed during this period and are depicted throughout this document. The need to understand the complexity of the tasks and functions of the trainer, promotes the importance of continuous updating of knowledge by the same on the theme. This was my starting point for the exploration of this work, obtaining the Master degree, it is a vast subject and numerous theoretical approaches, which are often actually quite disparate. I intend to then perform an analysis of the subject through a daily life in which construction and reporting reflect the diverse experiences (sometimes opposite) of my journey.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências do Desporto, Especialização em Jogos Desportivos Coletivos
Palavras-chave
Treinador , Futebol
Citação