Satisfação com os serviços de cuidados respiratórios domiciliários e sua relação com a adesão ao tratamento dos doentes com apneia do sono

Data
2016-05-09
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Resumo
A Síndrome de Apneia do Sono é uma patologia que, em Portugal, atinge cerca de 5% dos adultos e a sua prevalência tende a aumentar. A ventilação com pressão positiva contínua da via aérea permanece a terapêutica dominante no tratamento destes doentes. Esta terapêutica é fornecida por entidades competentes, empresas prestadoras de Cuidados Respiratórios Domiciliários, que têm como função não só o fornecimento do equipamento, bem como o acompanhamento do tratamento tendo em vista uma boa adesão. O objetivo geral desta investigação é a avaliação da satisfação dos doentes com Apneia do Sono relativamente ao serviço domiciliário prestado pelas empresas de Cuidados Respiratórios Domiciliários que lhes dão assistência na sua terapia. Pretende-se também analisar a relação desta satisfação com a adesão ao tratamento prescrito. Para a realização do estudo foi elaborado um questionário com diversas questões relativamente à caracterização sócio-demográfica da amostra, situação clínica do doente, adesão ao tratamento, atuação da firma e satisfação do doente relativamente à mesma e conhecimento sobre a empresa. Estes questionários foram aplicados no Centro Hospitalar de Trás-Os-Montes e Alto Douro, nos meses de Janeiro a Novembro de 2013, a todos os doentes com diagnóstico de Síndrome de Apneia do Sono a cumprir terapia há pelo menos 6 meses. Foram consultados os registos de adesão dados pelo cartão do ventilador, bem como os exames de diagnóstico. Depois de recolhidos os questionários, foi realizada a sua análise estatística com o programa SPSS versão 21. A amostra ficou constituída por 191 indivíduos, 145 homens e 46 mulheres, com idade média de 62 ± 9.9 anos. A maior percentagem da amostra apresentava um Índice de Massa Corporal compatível com Obesidade Grau1. A grande maioria dos indivíduos (73.3%) possuía apenas o 1º ciclo e a profissão mais referida foi Agricultor. A Apneia do Sono grave foi a mais presente nos indivíduos e verificou-se que 73.1% dos doentes tinham boa adesão à terapêutica, ou seja, utilizam o ventilador em 70% das noites, mais de 4h/noite. A maioria da amostra referiu ter-se adaptado na primeira semana de tratamento, sendo que a atuação da firma foi uma ajuda neste processo. O serviço mais prestado pela empresa foi a troca/ajuste da interface. Um quarto dos doentes nunca receberam qualquer telefonema da firma e 9.4% só teve a primeira visita após um mês de tratamento. A média obtida de Satisfação Geral com a empresa foi de 62.23 ± 20.30, numa escala de 0 a 100. Observaram-se correlações positivas entre a atuação da empresa na primeira visita e a Satisfação com a firma e Adesão ao tratamento. A explicação do funcionamento do equipamento e o ajuste da interface relacionam-se com a Adesão. Esta também se relaciona com a melhoria dos sintomas nestes doentes. Os doentes com Síndrome de Apneia do Sono encontram-se, no geral, satisfeitos relativamente à empresa de Cuidados Respiratórios Domiciliários. No entanto, é imperativo uma uniformização do modo de atuação e uma primeira visita o mais brevemente possível após o início do tratamento.
In Portugal, Sleep Apnea Syndrome is a increasing incidence pathology, affecting 5% of adult population and 1 to 3% of minors. Continuous Positive Airway Pressure is recognized as Sleep Apnea treatment of choice. This therapy is provided by Home Respiratory Therapy companies, who are responsible for providing the equipment, it´s maintenance and monitoring patient difficulties, with the objective of maximize the adhesion to treatment. This investigation focus is to evaluate Sleep Apnea patients satisfaction with the domiciliary care provided by Home Respiratory Therapy companies, and its influence in therapy adherence. A questionnaire was developed to characterize the sample in social and demographic dimension, clinical status, adherence to therapy, company performance and patient satisfaction and knowledge about the company. These questionnaires were applied in Hospitalar de Trás-Os-Montes e Alto Douro, to all Sleep Apnea diagnosed patients, using Continuous Positive Airway Pressure therapy for more than 6 months, attended in Pulmonology Department between January and November of 2013. Adherence was verified by consulting the domiciliary equipment memory card. We also review the institutional clinical process. IBM SPSS 21 was used for statistical analysis. The sample consisted of 191 individuals, 145 men and 46 women, with mean age 62 ± 9.9 years. Class 1 obesity was found in most patients. 73,3% of patient presented a low educational level, and agriculture related profession was the most prevalent occupation. Most patients had severe Sleep Apnea, and adherence registration showed that 73,1% properly complied with treatment, has they used Continuous Positive Airway Pressure therapy over 4 hours/night, more than 70% of nights. The majority of the sample reported good adaptation to treatment in the first week, and recognize the company's performance contribution. The interface adjustment was the main provided service. A quarter of patients never received any call from the firm and only 9.4% had the first visit after one month of treatment. On a scale from 0 to 100, Home Respiratory Therapy company related satisfaction was 62.2296 ± 20.29909. We found positive correlations between the company performance on the first visit, general satisfaction and adherence to treatment. Explanation on equipment handling and interface adjustments were relate to adherence. Adherence was also related with improvement of symptoms. In general, Sleep Apnea patients are satisfied with the performance of Home Respiratory Therapy companies. However, it is imperative to standardize the companys procedures and perform the first domiciliary visit as soon as possible, after start Continuous Positive Airway Pressure treatment.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão dos Serviços de Saúde
Palavras-chave
Síndrome da apneia do sono , Serviços de assistência domiciliária , Satisfação do paciente , Cooperação do paciente , Adesão à medicação , Serviços de saúde
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