Análise das Concepções dos Estagiários e Orientadores sobre o Processo da Supervisão do Estágio Pedagógico em Educação Física - Estudo de Caso

Data
2010
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O estudo de caso que apresentamos tem por tema a Supervisão da prática pedagógica. Aborda o Estágio pedagógico em Educação Física, envolve Orientadores das escolas e Estagiários e incide sobre as concepções destes acerca dos comportamentos e funções dos Orientadores no processo da orientação de Estágio. Representando o Estágio pedagógico o último ano da formação inicial dos professores e ao mesmo tempo o primeiro ano em que experimentam a profissão de professores, quanto melhor compreendermos a influência que este processo tem na formação dos Estagiários, melhor se poderá responder às necessidades de uma formação com qualidade. Este processo de interacção entre Orientadores e Estagiários provoca contínuas alterações de comportamentos quer nos primeiros quer nos segundos, produzindo um encadeamento de sucessos e de insucessos que vão contribuir para o objectivo final – saber ensinar. É fundamental que todos interiorizem que aspectos de reflexão, auto e hetero-avaliação são indispensáveis a um bom Desempenho Profissional durante toda a vida. Neste sentido, analisámos, em primeiro lugar, as opiniões reveladas em questionário de 26 Estagiários do ano lectivo de 2008/2009 acerca dos aspectos e comportamento dos seus Orientadores que os marcaram mais, aspectos positivos, negativos bem como possíveis sugestões de melhoria; estudámos também as opiniões de 27 Orientadores de Estágio referentes ao mesmo ano lectivo, relativamente às funções da Supervisão da prática pedagógica; por fim, realizámos um terceiro e pequeno estudo o qual procurou abordar as perspectivas iniciais de um núcleo de Estágio (2009/2010) constituído por 3 elementos da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Os instrumentos utilizados para a recolha de informações foram a bibliografia existente e vários questionários respondidos por Estagiários, Orientadores das diferentes escolas envolvidas neste processo e da UTAD.
The presented case study examines the supervision of teaching practice in Physical Education. It discusses the pedagogical teaching practice, involving both the school Teacher Trainers and Teachers in Training. The latter’s ideas on the Teacher Trainers’ behaviors and assigned functions in the process are the focus of the research. Since the professional training corresponds to the last year on the Physical Education course and the first year working as teachers, the better we understand the influence this process takes on the teachers training, the better one may respond to the needs of a quality training. This process of interaction between Trainers and Trainees causes continuous changes in behavior either in the former or second ones, producing a chain of successes and failures that will contribute to the ultimate objective - namely to teach. Consequently, all aspects of inward reflection, self and peer-evaluation are essential to a good professional performance throughout life. Therefore, we have firstly examined the 26 trainee’s responses to an opinion survey that focused not only on the most important aspects and behaviors concerning their Teacher trainers throughout the 2008/2009 school year but also on possible suggestions for improvement. Concerning the same school year, the views of 27 Teacher trainers were also analyzed, regarding teaching practice supervision duties. Finally, a third study was held, addressing the predictions of a three-training new group for the 2009/2010 school year training in Póvoa de Lanhoso Secondary School. The instruments used for gathering information were the existing literature and several questionnaires answered by Trainees and Supervisors of the different schools involved in this process and UTAD.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Supervisão Pedagógica
Palavras-chave
Professor Estagiário , Supervisor e Orientador de Estágio , Prática pedagógica , Reflexão e Avaliação , Teacher Trainer , Supervisor , Teaching Practice , Reflection and Evaluation
Citação