As capacidades da inteligência emocional em professores de Educação Física: um estudo nos Concelhos de Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Vale de Cambra

Data
2016-07-15
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Projetos de investigação
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Resumo
A atualidade do tema da inteligência emocional remete-nos para a sua importância nas organizações e o contributo que pode dar na eficácia dos relacionamentos humanos. Para as escolas, será da maior importância estar munida de professores conscientes e habilitados a realizar uma gestão correcta das próprias emoções e com capacidade de se adaptarem às novas situações. Neste âmbito, esta investigação tem como objetivo identificar a perceção das capacidades da inteligência emocional dos professores de Educação Física dos concelhos de Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Vale de Cambra. Concebemos o nosso estudo baseado na investigação quantitativa, em que utilizamos um plano não experimental, descritivo e inquérito por questionário. Após o levantamento do número total de professores que lecionam nas escolas destes concelhos, foi aplicado um questionário denominado “Escala Veiga de Competência Emocional”, adaptado e validado para a população portuguesa por Branco em 1999, a partir do qual foi constituída a nossa amostra de 75 professores de Educação Física. Para analisarmos os resultados, utilizámos técnicas de estatística descritiva, médias, frequências e desvios padrão, técnica de estatística correlacional e inferencial, testes paramétricos T-Test e Anova Onewayunifatorial, e testes não paramétricos, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Os resultados evidenciam que existem diferenças estatisticamente significativas entre a variável independente sexo e a perceção que os professores de Educação Física têm das capacidades da inteligência emocional autoconsciência e gestão de emoções. Os resultados revelam que existem diferenças estatisticamente significativas entre as habilitações literárias e a perceção que os professores de Educação Física têm da capacidade da inteligência emocional gestão de relacionamentos em grupos. No que concerne às correlações, constata-se que todas as capacidades da inteligência emocional se relacionam entre si, positiva e significativamente, e que, entre estas e a inteligência emocional global, existe uma relação de intensidade alta, com significância e de sentido positivo.
The emotional intelligence theme today brings us to its importance in organizations and the contribution it can make in the effectiveness of human relationships. For schools, will be of the utmost importance to provide himself with teachers capable of performing a proper management of own emotions and the ability to adapt to new situations. The goal of this investigation is to identify the perception of the ability for emotional intelligence of physical education teachers from Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Vale de Cambra. This study was designed under the quantitative investigation, were we use a non- experimental plan descriptive per survey. After the setting up of the total number of teachers that work in those locations, it was applied a questioner named as Veiga Scale of Emotional Intelligence, adapted and validated for Portuguese population by Branco in 1999, by the sample of 75 physical education teachers. For the result analyses, we used techniques of descriptive statistics methods, means, frequencies and standard deviation, the correlational statistic technique, parametric tests T-Test and Anova one-way, and non parametric tests Mann-Whitney and Kruskal-Wallis. The results indicate that there are significant statistic differences between the independent variable of the teacher’s gender and the ability for emotional intelligence self- perception and management of emotions and between the independent variable of the level of education of the physical education teachers and the ability for emotional intelligence the management of groups. Regarding this co relations, we noted that all the abilities for emotional intelligence have a positive and significant relation among itself and that between these and the global emotional intelligence, there is a high intensive relation, with significant and positive sense.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Professores , Inteligência emocional
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