Teatro para a infância no 1º ciclo do ensino básico: guião para a criação de uma peça original para o público do 1º ano

Data
2016-07-29
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório com feição dissertativa pretende refletir sobre o trabalho desenvolvido no estágio I e II realizado no Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão, mais particularmente, em duas instituições: O Centro Escolar das Árvores e o Centro Escolar São Vicente Paula. É pretendido com este relatório a obtenção de grau de Mestre em Ensino de Teatro pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Pretendemos com este estudo salientar a importância do teatro para a infância. Na nossa perspetiva, a criança que assiste a espetáculos de teatro é mais criativa e demonstra maior capacidade de imaginação. No estágio realizado tivemos como preocupação a implementação de projetos ligados à expressão dramática, ao teatro, ao teatro para a infância e ao teatro infantil. A expressão dramática foi tida como uma metodologia, uma ferramenta e um alicerce comum em todos os projetos realizados pois, em nosso entender, é necessário ligar a prática à teoria e a expressão dramática promove o desenvolvimento global da capacidade de expressão e comunicação da criança. O presente relatório divide-se em duas partes: I - Enquadramento teórico II - Enquadramento prático. No enquadramento teórico abordaremos a temática “Teatro para a infância no 1ºciclo do ensino básico: guião para a criação de uma peça original para o público do 1ºano”. Relativamente ao enquadramento prático, este inclui aquilo que foi a nossa experiência de estágio, a caracterização do meio envolvente, ou seja, a caracterização da cidade de Vila Real e das instituições do Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão onde se efetuou o referido estágio.
The present report aims to describe the work developed during the internship held at the “Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão”, particulary in two institutions: the “ Centro Escolar das Árvores” and “Centro Escolar São Vicente Paula”, for the Masters in “ Ensino de Teatro” of the University of “Trás-os-Montes e Alto Douro”. This study aims to point out the importance of drama for children. In our perspective, the child who watches a play is prone to a more creative thinking and has a potential greater ability to use imagination. During the internship we aimed at the implementation of projects promoting dramatic expression, theater, drama for children and children’s drama. The dramatic expression was methodology used as a tool and common foundation throughout all the implemented projects, in our opinion, it is necessary to connect the practice to the theory, therefore the dramatic expression the best tool to promote the overall development of the child’s self-expression and communication skills. This report is divided in two parts: I - Theoretical framework. II - Practical framework. In the theoretical framework we will address the theme “Drama for children in the 1st basic education cycle: Scriptwriting for the creation of an original play suited for the public of the 1st grade”. The practical framework includes our internship experience, characterization of the surroundings, more specifically the city of Vila Real and the institutions of “Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão” where the internship was held.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Teatro
Palavras-chave
Teatro , Expressão dramática , Crianças
Citação