A importância das relações públicas na promoção turística do Douro: o caso do Vindouro – Festa Pombalina 2014

Data
2016-08-19
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
No segundo e último ano do mestrado de Relações Públicas e Publicidade, uma das áreas de especialização de Ciências da Comunicação, está contemplado no plano curricular a realização de um estágio que tem o cumprimento mínimo de novecentas horas na entidade acolhedora. A realização deste estágio constitui uma oportunidade bastante interessante para os discentes contactarem com o mundo do trabalho e a vida ativa desta área em constante desenvolvimento. Nos dias de hoje é importante adquirir toda a experiência de trabalho que se conseguir. O meu estágio curricular foi realizado na agência de comunicação Psstt! Psstt! Comunicação, Relações Públicas e Serviços, situada em Caldas de Aregos, Resende, tendo o estágio sido decorrido em Vila Real. A estrutura do relatório é composta, em primeiro lugar, por uma componente teórica, onde são abordados temas importantes relacionados com o estágio, neste caso, as relações públicas, a comunicação, o Douro e, S. João da Pesqueira, a vila que é considerada como sendo o coração do Douro Vinhateiro. Em segundo lugar, são apresentados aspetos relacionados com o estágio em si como a apresentação da empresa, as atividades desenvolvidas ao longo do estágio e a apreciação crítica do mesmo. Em terceiro e último lugar é abordada a componente prática onde é pretendido apurar a importância das relações públicas na promoção turística do Douro. Para o efeito foi estudado o caso do evento Vindouro – Festa Pombalina, na vila de S. João da Pesqueira através da análise do site oficial do evento, de notícias publicadas no site, de uma entrevista de promoção de evento no Porto Canal e, ainda, de uma entrevista realizada ao Dr. Eduardo Pinto do departamento de comunicação e imagem da Câmara de S. João da Pesqueira.
In the final year of the Master’s degree of Public Relations and Advertising, one of the area of Communication Sciences expertise, it is included the development of an internship that accomplishes nine hundred hours. The accomplishment of this stage is a very interesting opportunity for the students to contact with the real world of the working life of the area. These days it is important to get all the work experience that we can. My traineeship was held in Psstt! Psstt! Communication, Public Relations and Services, which is a communication agency, located in Caldas de Aregos, Resende, and the stage took place in Vila Real. The report's structure consists, first of all, in a theoretical component, which addresses important issues related to the stage, in this case, public relations, communication, Douro and S. João da Pesqueira, the village which is considered to be the heart of the Douro Wine Region. Second of all, a componente presenting the aspects related to the stage itself such as the presentation of the company, the activities developed throughout the stage and the critical appreciation of it. Lastly, a practical component which is intended to determine the importance of public relations in the tourism promotion of the Douro Valley. For this purpose I studied the case of the event Vindouro – Festa Pombalina, in the village of S. João da Pesqueira by examining the official website, three news published on the website, a promotion interview in Porto Canal and, also, an interview to Dr. Eduardo Pinto from the department of image and communication of the Town Hall of S. João da Pesqueira.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação, Especialização em Relações Públicas e Publicidade
Palavras-chave
Relações públicas , Turismo , Douro (Portugal)
Citação