A imagem como suporte didático no processo ensino/aprendizagem

Data
2015
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente trabalho surge no âmbito do Mestrado em Ensino do Português e Espanhol e tem como propósito analisar a forma como a imagem pode ser utilizada na lecionação do programa de 10ºano de Espanhol (B1) e 11º ano de Português, e refletir sobre todas as potencialidades que o recurso a este tipo de materiais num contexto de sala de aula pode desenvolver no aluno. A escolha destes dois níveis de ensino como pontos de análise prende-se com o facto de ter desenvolvido estágio pedagógico de Espanhol numa turma de 10ºano e de Português numa turma de 11ºano. O presente trabalho tem como objetivo salientar algumas reflexões e considerações sobre o uso da imagem no âmbito escolar, quer na lecionação do Português, língua materna, quer na lecionação do Espanhol, língua estrangeira. Este trabalho divide-se em três partes. Assim, iniciar-se-á com uma clarificação de conceitos ligados a esta temática e com uma breve análise das transformações que, ao longo das últimas décadas, a nossa sociedade sofreu ao nível da valorização/importância dada à imagem. Numa segunda parte do trabalho, proceder-se-á a um enquadramento teórico para compreender o papel que o uso da imagem pode assumir num contexto de sala de aula. Por outro lado, e tendo em conta que este projeto pretende aprofundar e analisar a questão do uso da imagem no ensino de duas línguas distintas, uma materna e outra estrangeira – Português e Espanhol, será ainda objeto de distinção e objetivo de reflexão nesta parte do trabalho a questão do uso da imagem como tema de trabalho e/ou instrumento de trabalho. Por último, apresentar-se-ão algumas propostas didáticas com recurso à imagem e analisar-se-ão situações de aprendizagem que poderão decorrer dessas mesmas atividades.
This project comes in the extent of the Master's degree in Portuguese and Spanish Teaching and its purpose is to analyze the way how usage of images can be used in the teaching program of the 10th grade of Spanish (B1) and the 11th grade of Portuguese, and to contemplate on how the resource to this type of materials in a classroom context can help the student. The choice of these two teaching levels as analysis points is due to the fact of having developed pedagogic apprenticeship of Spanish in a group of the 10th grade and of Portuguese in a group of 11th grade. The goal of this project is to point out some thoughts and considerations about the usage of images in teaching environment, through Portuguese Teaching, native language, and also Spanish Teaching, foreign language. This project can be divided into three parts. Thus, it starts with a clarification of linked concepts to this subject and a brief analysis of the transformations of our society suffered on valorization/importance levels given to usage of images, throughout the last decades. On a second part of this project, a theoretical context will be presented in order to understand the role that the usage of images can play in a classroom setting. On the other hand, and bearing in mind the intent of this project on deepening and analyzing the subject of image usage in the teaching of two different languages, a native and a foreigner - Portuguese and Spanish, the matter of image usage as a work theme or a work instrument will also be taken under distinction and reflection in this part of the project. At last, didactic proposals with the resource of image material will be presented and learning situations on these activities will be analyzed.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Língua portuguesa , Ensino/aprendizagem , Utilização da imagem , Língua espanhola , Didática
Citação