Modelação e simulação computacional no ensino de Física e Química: uma revisão da literatura

Data
2013
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Esta revisão da literatura tem como principal objectivo ajudar a compreender como pode o uso de modelação e simulação computacional melhorar as aprendizagens dos estudantes em conhecimento, competências e atitudes, em particular em Física e Química. Assim, propusemo-nos pesquisar a literatura publicada entre 2001 e 2010, procurando respostas para as duas seguintes questões de investigação: 1. O que se pode encontrar na literatura sobre o efeito do uso de modelação e simulação computacional na aprendizagem de Física e Química? 2. Que aspectos se destacam na implementação de modelação e simulação computacional em sala de aula? Os artigos revistos sugerem que a aprendizagem de Física e Química pode ser melhorada usando programas de modelação e simulação computacional, nomeadamente por causa das representações que trazem para a sala de aula e do envolvimento que desencadeiam. A maior parte dos autores alerta, no entanto, para a necessidade de um acompanhamento adequado do processo de aprendizagem, sendo para isso fundamental que os professores adquiram o conhecimento e as competências necessárias para a sua implementação em sala de aula.
This literature review has for its main objective to help to understand how can the use of computer simulation and modeling improve students‟ learnings in knowledge, competences and attitudes, particularly in the discipline of Physics and Chemistry. So, we proposed to research the literature published between 2001 and 2010, looking for answers to the two following questions of investigation: 1. What can be found in literature about the effect of using computer simulation and modeling in the Physics and Chemistry learning? 2. What aspects stand out in the computer simulation and modeling implementation in the classroom? The reviewed articles suggest that the Physics and Chemistry learning can be improved using programs of computer simulation and modeling, namely because of the representations they bring to the classroom and the involvement they enable. Most authors alert, however, to the need of an appropriate support of the learning process, being to it fundamental that teachers acquire the necessary knowledge and competences for its implementation in the classroom.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Palavras-chave
Física , Ensino/aprendizagem , Química , Modelação , Simulação computacional , Revisão da literatura
Citação