A influência da prática regular de desporto nos alunos do 2.º ciclo, segundo testes de Fitnessgram

Data
2013
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório teve como objetivo principal a refleção de todo o trabalho desenvolvido durante este ano na Escola Secundário Fontes Pereira de Melo. Assim sendo, este documento descreve todo o percurso pedagógico durante o ano letivo 2012/13. Ao longo do trabalho é descrito de forma detalhada todas as funções e tarefas realizadas na mesma escola onde foi realizado o Estágio. Este conjunto de observações permite analisar a evolução do processo de formação, refletindo os pontos positivos e menos positivos deste ano letivo, de maneira a que, através desta experiência, possa planear e organizar novas estratégias que permitam a evolução para os anos futuros. Este trabalho está dividido em dois grandes capítulos: I) Relatório de Estágio, onde se explica detalhadamente toda a experiência de docência durante este ano lectivo na Escola Fontes Pereira de Melo; e II) Artigo do Congresso, onde se encontra o estudo feito ao longo deste ano na mesma escola. O estudo científico desenvolvido, com o tema – A Influência da Prática Regular de Desporto nos Alunos do 2º Ciclo, segundo Testes de Fitnessgram - teve como objetivo principal o estudo das capacidades físicas de Resistência Cárdio-Respiratória, Força e Resistência Muscular através dos testes de fitnessgram feitos nas aulas de educação física no início do ano letivo na Escola Fontes Pereira de Melo, apenas aos alunos do 2º ciclo. A população deste estudo é constituida por 103 alunos, dos quais 60 de sexo masculino e 43 do sexo feminino com uma média de idades de 11 anos. Para a recolha de dados foram efetuadas entrevistas escritas, constituida por cinco questões, aos alunos do 5º e 6º ano. O estudo demonstra que os alunos que praticam desporto regularmente têm melhores resultados nos testes de aptidão física aplicados nas aulas de Educação Física. Através da realização deste estudo, foi possível verificar a importância que a prática regular de desporto tem para a melhoria da aptidão física destes jovens.
This report aimed to the reflection of all the work done during this year in Secondary School Fontes Pereira de Melo. Therefore, this document describes the entire educational journey during the school year 2012/13. Throughout the work is described in detail all functions and tasks performed at the school where we held the stage. This set of observations allows us to analyze the evolution of the training process, reflecting the positive and less positive points of this school year, so that, through this experience, you can plan and organize new strategies to enable the evolution to future years. This work is divided into two main chapters: I) Training Report, where it explains in detail the whole teaching experience during this academic year in the School Fontes Pereira de Melo, and II) Article of Congress, where we can find the study realized at the same school. The scientific study developed with the theme - The Influence of Regular Practice of Sport in Students of 2nd cycle, according to Fitnessgram tests - aimed to study the physical capabilities of Resistance Cardio-respiratory, muscular strength and endurance through the tests Fitnessgram made in physical education classes at the beginning of the school year in School Fontes Pereira de Melo, only with students from the 2nd cycle. The study population is comprised of 103 students, including 60 males and 43 females with a mean age of 11 years. For the collection of data was used written interviews, consisting of five questions, students in the 5th and 6th grade were performed. The study demonstrates that students who play sports regularly have better results in physical fitness tests used in physical education classes. Through this study, we observed the importance that regular practice of sport has for improve the physical fitness of these youths.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Aptidão física , Estágios pedagógicos , Testes de fitnessgram
Citação