O e-Learning e as plataformas para gestão de conteúdos e aprendizagens LMS/LCMS: a utilização no contexto do ensino de Informática

Data
2016-11-15
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O presente relatório de estágio relata de forma crítica a experiência da prática de ensino supervisionada no segundo ciclo do ensino básico e ensino profissional, na Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia, no Peso da Régua. Neste âmbito, foi possível colocar em prática algumas modalidades do e–Learning e trabalhar com plataformas LMS e LCMS, para a gestão das aprendizagens e dos conteúdos lecionados. Neste contexto, procura-se contextualizar teoricamente e refletir sobre a implementação das tecnologias e a dinamização do e-Learning nas suas diferentes modalidades, abordar de forma crítica os constrangimentos e os benefícios produzidos por estes no sistema de ensino presencial e à distância, em articulação com as plataformas de apoio ao ensino e à gestão de conteúdos (LMSs & LCMSs). Nos Relatos de Prática de ensino supervisionada procede-se a uma descrição e reflexão crítica sobre a minha prática docente em contexto de Estágio, salientando a integração da tecnologia e a utilização de estratégias diversificadas que levaram os alunos a envolverem-se de facto no processo de aprendizagem.
This internship report reports critically the experience of teaching practice supervised in the second cycle of basic education and vocational education in high school João de Araújo Correia, in Peso da Régua. In this context, it was possible to put into practice some forms of e-learning and work with LMS and LCMS platforms for the management of learning and taught content. In this context, looking contextualize theory and reflect on the implementation of technologies and the stimulation of e-learning in its different modalities, critically address the constraints and the benefits produced by them in the classroom teaching system and distance, together with platforms to support teaching and content management (LMS & LCMSs). In supervised teaching practice reports proceeds to a description and critical reflection on my teaching practice in Stage context, emphasizing the integration of technology and the use of diversified strategies that have led students to become involved in fact in the process of learning.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Informática
Palavras-chave
Tecnologias , Ensino à distância , E-Learning , Prática de ensino supervisionada
Citação