Resolução de problemas matemáticos na educação pré-escolar

Data
2015
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A importância da resolução de problemas é um tema cada vez mais debatido na Educação Pré-escolar, constituindo-se como um domínio com objetivos bem específicos que permitem o desenvolvimento do raciocínio lógico da criança. O papel ativo do educador perante esta problemática torna-se fulcral no sentido de estimular e guiar o aluno para um melhor aproveitamento, nomeadamente na prática de todo o processo que envolve a resolução de problemas. Para a elaboração do relatório de estágio final baseamo-nos, em grande parte, no autor George Pólya que destaca quatro fases para a resolução de problemas: a compreensão do problema, o estabelecimento de um plano, a execução do plano, e por último a revisão da solução. No que diz respeito, à resolução de problemas, segundo Pólya (1945) existem vários tipos de problemas, sendo que neste trabalho destacamos os problemas auxiliares, os problemas rotineiros, os problemas de determinação e demonstração e, finalmente, os problemas práticos. Neste relatório, depois de um enquadramento teórico do tema em estudo apresentamos várias situações problemáticas desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar (Estágio I).
The importance of problem solving is a topic increasingly discussed at the pre-school education, establishing itself as a domain with very specific goals that allow the development of the child's logical reasoning. The active role of the educator in this problem becomes crucial in order to stimulate and guide the student to a better school performance, especially in the practice of the whole process that involves problem solving. For the planning of the final stage report we rely largely on author George Polya, which emphasizes four phases for solving problems: understanding the problem, establishment of a plan, the plan execution, and finally the solution’s review. In respect to the solving problems, according to Polya (1945), there are several types of problems, and in this work we highlight the auxiliary problems, routine problems, problems of determination and demonstration and, finally, the practical problems. In this report, after a theoretical framework of the theme studied subject we present several problematic situations that were developed during the Supervised Teaching Practice in pre-school (Stage I).
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Matemática , Ensino/aprendizagem , Resolução de problemas , Educadores de infância , Alunos
Citação