Os e-books como elo de ligação entre a matemática e a literatura infantil no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico

Data
2014
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A conexão entre a Matemática e a Literatura Infantil e a utilização do e-book como ponte entre estas duas áreas fundamentais do Ensino Básico, constitui o tema abordado ao longo do presente Relatório Final de Estágio. A Prática de Ensino Supervisionada subdividiu-se em dois Estágios: I e II. O Estágio I realizou-se no 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde a professora cooperante tinha como metodologia a interdisciplinaridade, daí cresceu primeiro a necessidade, depois a motivação e por fim o entusiasmo, de criar um meio diferente de conexão entre as diferentes áreas curriculares. A conexão entre a Matemática e a Literatura Infantil é um tema recorrente de diversos estudos, porém a utilização do e-book como elo de ligação entre a duas e o seu aproveitamento em contexto de sala de aula, é algo ainda muito recente no nosso país, ou, pelo menos, a bibliografia encontrada, sobre a sua utilização em contexto educativo, é escassa. Neste trabalho descrevem-se algumas experiências implementadas no Estágio I, relativas à conexão entre a Matemática e a Literatura Infantil, cujo êxito motivou a escolha da parte inicial do tema deste relatório. Apresenta-se, também, como se desencadeou o aparecimento do e-book na sala de aula e todo o processo de criação, por parte dos alunos, dos livros digitais. Em virtude da falta de tempo e dos obstáculos que foram surgindo ao longo do Estágio I, foi difícil implementar o e-book como elo de ligação entre a Matemática e a Literatura Infantil. Contudo, apresentamos uma proposta de intervenção com dois conjuntos de atividades: as primeiras consistem na aplicação de histórias Infantis no processo de ensino e aprendizagem da Matemática e, as segundas, no uso do e-book como elo de ligação entre a Matemática e a Literatura Infantil. No Estágio II, realizado no 2.º Ciclo do Ensino Básico, também são apresentadas detalhadamente, propostas de atividades que futuramente pretendemos implementar neste Ciclo do Ensino Básico.
The connection between Mathematics and Children's Literature and the use of ebook as a bridge between these two key areas of basic education is the topic discussed throughout this Final Internship Report. The Supervised Teaching Practice was divided into two internship: I and II. Internship I was conducted in the 1st cycle of basic education, where the cooperating teacher had interdisciplinary as methodology, from there the need grew first, then the motivation and finally the enthusiasm of creating a different way of connection between the different curriculum areas. The connection between Mathematics and Children's Literature is a recurring theme in many studies, but the use of the e-book as a link between the two and his advantage in the context of the classroom is something still very new in our country, or at least, the bibliography found on its use in an educational context, is scarce. This paper describes some experiments implemented in Stage I, on the connection between Mathematics and Children's Literature, whose success has motivated the choice of the initial part of the matter of this report. It also shows how get triggered the emergence of the e-book in the classroom and the whole process of creation by the students of digital books. Because of lack of time and the obstacles that have arisen over Stage I, it was difficult to implement the e-book as a link between Mathematics and Children's Literature. However, we present a proposal for intervention with two sets of activities: the first consists in applying children stories in the teaching and learning process of mathematics and, second, the use of e-book as a link between Mathematics and Children's Literature. In internship II, held on the 2nd cycle of basic education are also presented detailed proposals for future activities that we intend to implement in this cycle of basic education.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Palavras-chave
Ensino básico 1º ciclo , Ensino básico 2º ciclo , Matemática , Literatura infantil , Prática de ensino supervisionada , E-book
Citação