Relatório detalhado sobre a atividade profissional dos últimos cinco anos em ensino da Educação Física nos ensinos básico e secundário

Data
2016-11-18
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este relatório final do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pretende descrever e refletir sobre o meu percurso profissional nos últimos cinco anos de serviço, na área da Educação Física. Numa primeira parte do relatório, contextualizei as escolas que lecionei, reportando-me na segunda parte apenas para as quatro dimensões do relatório de autoavaliação do último processo de avaliação docente, designadamente: Dimensão Profissional, Social e Ética, Dimensão Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, Dimensão Participação na Escola e Relação com a Comunidade Educativa e Dimensão Desenvolvimento e Formação Profissional ao Longo da Vida. Cada dimensão indicada agrupa um conjunto de domínios com características específicas, analisadas e refletidas, permitindo um conhecimento e sistematização do meu desempenho profissional ao nível de toda a comunidade escolar e comunidade educativa. Este documento serve de referência para futuras práticas profissionais na área da Educação Física, aprimora-me como docente nas dimensões supracitadas e propicia uma valorização deste processo complexo que é o Ensino-Aprendizagem.
This final report of the Master’s in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education aims to describe and show reflection on my career over the last five years during which I have been working in the area of Physical Education. In the first part of the report, I have contextualized the schools where I’ve worked at, addressing, in the second part of the report, the four dimensions that are part of the last self-assessment report of the process of teaching assessment, namely: Professional, Social and Ethical domain; Development of Teaching and Learning Process; School Engagement and Relationship with the School Community; Lifelong Personal Development and Professional Training. Each dimension addressed comprises a number of areas with specific characteristics, which are then analyzed and reflected upon. This allows me to better understand and systematize my professional performance in terms of the whole school and educational community. Besides serving as a reference for future professional practice in the area of Physical Education, this document improves me as a teacher in terms of the dimensions above and provides an appreciation of the complex Teaching and Learning process.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Escola , Ensino , Aprendizagem , Avaliação
Citação