Gestão curricular: o papel do professor

Data
2015
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O relatório de estágio, com carácter dissertativo, que a seguir se apresenta, tem como objetivo fundamental, dar a conhecer a prática de ensino supervisionada efetivada no âmbito do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico, de forma sucinta e organizada. Pretende refletir sobre os percursos realizados em ambos os contextos de ensino, as opções tomadas a esse nível, sobre a organização do sistema educativo português, os principais intervenientes no processo de ensino e aprendizagem – o professor e o aluno, a relação pedagógica que se estabelece entre estes e os seus condicionantes. A dimensão investigativa centra-se no processo de gestão curricular, enquanto trabalho profissional por excelência, de um professor/educador. Neste sentido, dedicamos a primeira parte deste trabalho à análise investigativa sobre os principais conceitos que estão na base de uma gestão curricular enquanto processo de ensino-aprendizagem gerido pelo professor. A segunda parte deste relatório consiste num relato fundamentado e refletido de uma semana de prática pedagógica no âmbito de cada um dos contextos respetivamente. Procura-se ainda, na conclusão deste trabalho, uma reflexão crítica, mais global, de todo o processo.
The fallowing report, characterized as dissertational, states as main goal, to present the guided practice of the internship on the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, in a summarized and organized way. Its purpose is to reflect on the pathway fallowed in both context of education, the options taken at each level, about the organization of the Portuguese educational system, the main stakeholders in the learning process – teacher and student, the pedagogic relationship between them and its conditionings. The research dimension is focused on the curricular management process, as the highest professional standards of the teacher/educator. As such, we dedicate the first part of this report to the analysis of the main concepts in the base of curricular management as a pathway to learning managed by the teacher. The second part of this report is focus on a grounded criticism regarding the experience we had on the week of practical pedagogic in each field of teaching. We also expect, in the conclusion of this report, to make a global and critical review of the entire process.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
Palavras-chave
Desenvolvimento dos currículos , Papel dos professores , Prática pedagógica , Ensino básico 1º ciclo , Ensino básico 2º ciclo
Citação