Estudo da função Afim à luz do programa de matemática do 3º ciclo do ensino básico

Data
2012
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Ensinar Matemática é, sem dúvida um grande desafio, pois todos os dias devemos proporcionar aos nossos alunos experiências diversificadas e enriquecedoras, que os motivem para o estudo desta disciplina e os conduzam na construção da sua aprendizagem. Um dos tópicos pelo qual sempre tivemos especial interesse foi o das “Funções”, talvez pelo facto do conceito de Função ser amplamente utilizado em diversas áreas do conhecimento e proporcionar aos alunos um estudo entusiasmante de muitas situações do dia-a-dia. Com este trabalho pretendemos aprofundar os conhecimentos teóricos sobre o tópico das Funções no Programa de Matemática do 3º ciclo do Ensino Básico, mais especificamente o estudo da Função Afim; adquirir conhecimentos práticos/didáticos para o planeamento de tarefas e materiais didáticos suscetíveis de aplicação em ambiente de sala de aula; apresentar tarefas passíveis de aplicação e utilização em contexto de sala de aula que permitam o desenvolvimento do estudo da Função Afim, no âmbito do Programa de Matemática do Ensino Básico.
Teaching mathematics is undoubtedly a great challenge, because every day we should provide our students with diverse and enriching experiences, which motivate them to study this subject and help them build their knowledge. One of the topics for which we always had special interest is "Functions", perhaps because the concept of function is widely used in various areas of knowledge and also because functions provide students with an interesting way to study many everyday situations. With this study we intend to deepen the theoretical knowledge on the topic of functions in the mathematics program for the 3rd cycle of basic education, particularly the study of affine function; acquire practical knowledge to plan tasks and build materials to be used in the classroom; suggest tasks to be used in the classroom that will lead to the development of the study of the Affine Function in the framework of the program for the 3rd cycle of basic education.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
Palavras-chave
Matemática , Programas , Ensino básico , Função , Função Afim
Citação