Influência da prática da educação física para melhoria das capacidades motoras: estudo comparativo entre alunos do 3º ciclo

Data
2013
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Resumo
A Educação Física assume um papel preponderante na aquisição de hábitos de vida saudável, na adquirição de boas práticas de higiene e é, ainda, um imponente propulsor para a prática da atividade desportiva. O objetivo do presente estudo é verificar se a prática da Educação Física, com o estímulo semanal de aproximadamente 2 horas, despoleta uma melhoria significativa ao nível das capacidades motoras. Para a consecução deste estudo participaram 17 alunos, com idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos, sujeitos a um protocolo de avaliação (pré-teste e pós-teste) das capacidades força, resistência e flexibilidade. Esta amostra foi criteriosamente selecionada de acordo com o ano de nascimento (1999) e por não praticarem nenhum tipo de atividade desportiva fora da escola. Perante os dados obtidos, pudemos comprovar que os resultados não apresentaram diferenças estaticamente significativas, sendo que os valores mais significativos, referentes ao sexo masculino, são ao nível do Índice de Massa Corporal (aumento de 33,4%) e do teste de Suspensão de Braços Fletidos (aumento de 33,3%). Em relação aos participantes do sexo feminino, os melhores valores encontram-se no teste de Força Abdominal enquanto existe uma maior percentagem de alunos na Zona Saudável de Aptidão Física no teste Senta e Alcança (aumento de 72,7%). Inequivocamente, caso fosse atribuída uma carga letiva superior à disciplina de Educação Física, seria expectável que os resultados obtidos fossem estatisticamente significativos e favoráveis à melhoria das capacidades motoras.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Estágios pedagógicos , Educação física , Capacidade motora , Escola
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