Literatura infantil e matemática: tarefas matemáticas para trabalhar a matemática a partir do Plano Nacional de Leitura

Data
2016-12-02
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Os professores procuram novos métodos que ajudem no ensino, tornando mais agradável e motivador o processo de ensino e aprendizagem da matemática, cada vez mais convertido no maior desafio com que atualmente se confrontam. Este trabalho tem como objetivo criar uma base de dados de tarefas matemáticas tendo por base uma seleção de livros do Plano Nacional de Leitura de leitura orientada, com vários graus de dificuldade, para o 3.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O enquadramento teórico procura integrar este trabalho numa evolução quer da escrita que levou à criação dos livros, do aparecimento dos atuais algarismos que permitiu o rápido desenvolvimento da matemática, da literatura oral que originou a literatura infantil, e da literatura infantil em contexto escolar, e especificamente, numa relação com o ensino da matemática. A proposta que esta investigação encerra permite-nos compreender as vantagens de uma metodologia que envolve e articula as grandes áreas do Português e da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A envolvência do maravilhoso dos contos e o rigor da matemática complementam-se naturalmente, fator esse que transposto para a sala de aula, tornam a aprendizagem motivadora e rica a vários níveis. No segundo capítulo, tendo por base esta metodologia, propomos tarefas matemáticas para os livros acima mencionados de modo a incentivar o seu uso na sala de aula e de ajudar o professor, rentabilizando o seu trabalho ao disponibilizar diversas atividades, jogos e sugestões de abordagem de conceitos matemáticos. Assim a articulação entre a matemática e a literatura infantil e a aposta na interdisciplinaridade constituem o fio condutor deste relatório de estágio.
Teachers look for new methods that help them teach in order to make the learning process more pleasant the process of teaching mathematics each time more converted in the biggest challenge they face. This essay has the goal to create a mathematical exercises data base based on a selection of books from the National Reading Plan of guided readind with several degrees of difficulty on the 3rd grade of Elementary School. The theoretical background intends to integrate this essay on an evolution of writing that took to the creation of the books, to the appearance of the current digits that allowed the quick development of mathematics, oral literature that originated child literature and child literature in the school context and specifically related to the teaching of mathematics. The proposal of this investigation allows us to understand the advantages of a methodology that implicates and articulates the major areas of Portuguese e Mathematics in the Elementary School. This complementarity between the wonderful world of tales and the rigour of mathematics, change the learning process in the class room, transforming it extremely motivating on different levels. On the second chapter, based on this methodology, suggest mathematical exercises for the books previously mentioned so that their use is stimulated in the classroom and they can help the teacher, making his work more rentable and propose several activities, games and suggestions of approach to mathematical conceptions. Having this in mind the articulation between mathematics and child literature and the continuous commitment between the subjects is the guiding line of this essay.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Palavras-chave
Interdisciplinaridade , Literatura infantil , Tarefas matemáticas
Citação