Formação continuada do professor da área de saúde do ensino superior: conhecimento, competências e atitudes. O estudo do caso de uma faculdade do interior do Ceará

Data
2016-12-07
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Resumo
A tese de doutoramento em Ciências da Educação intitulada: “Formação Continuada de Professores do Ensino Superior da Área da Saúde: conhecimento, competências e atitudes” analisou a prática docente avaliando as dificuldades encontradas pelos professores nas concepções e execuções de ações didático-científico-metodológicas e demais obstáculos, especialmente quanto às formas de argumentação e interlocução que são desenvolvidas em sala de aula, na aplicação e análise de conteúdos científicos. Fez também uma reflexão sobre competências e atitudes, tomando por base as Diretrizes Curriculares Nacionais, que constituem o documento norteador da Educação Universitária, bem como autores renomados que se dedicam ao assunto, neste caso específico, dos Cursos da Área da Saúde. O ensino por competências deve ser direcionado para a integralidade do fazer saúde oferecendo oportunidades aos professores de aprender a fazer e aprender a ser. Tratou-se também de um estudo de caso que objetivou delinear um panorama da formação ética nos Cursos de Graduação da Área de Saúde a fim de construir conhecimento relativo às mudanças necessárias no sentido de se formar profissionais de saúde eticamente competentes. O marco conceitual foi construído na interface de diversos conceitos inter-relacionados colaborando no delineamento de pesquisa qualitativa. Indicaram-se, no decorrer da pesquisa, deficiências quanto aos conteúdos relacionados à formação continuada no que diz respeito à orientação didática e aos cenários de ensino-aprendizagem. O campo empírico da investigação foi uma Faculdade particular da Região Noroeste do Estado do Ceará. Os sujeitos participantes foram os professores do Núcleo Docentes Estruturante de 07 (sete) Cursos da Área de Saúde com 40 (quarenta) horas semanais de atividades, perfazendo um total de 20 (vinte), entre eles, os devidos Coordenadores. A coleta de dados foi estruturada em duas etapas: 06 (seis) sessões de grupo focal e entrevistas semiestruturadas individuais. A análise de dados foi realizada por meio de análise de conteúdo baseada em Bardin (2009), pois produz sentidos e significados na diversidade da amostragem presente nessa pesquisa. Os seus principais resultados nos indicam que a maioria dos professores que participaram das sessões de grupo focal e das entrevistas internalizou que a Formação Continuada oportuniza aos professores a reflexão sobre o caminho que percorreram; o que podem percorrer; o pensar como forma de perguntar pelos factos; a intenção do ensino-aprendizagem; a diversidade e complexidade dos processos mentais; a gama de estratégias que o professor tem para despertar tanto em si o prazer de ensinar quanto nos alunos o prazer de aprender.
The doctoral dissertation in Educational Sciences entilrd “Continual formation of superior teaching professor in Health Area: knowledge, competencies and atitudes”, examines the teching practice by assessing the difficulties met by teachers in the concepts and executions of the didactic – scientific – methodological actions and other obstacles, especially on argument forms and inter communication that are developed in classroom, in the application and analysis of scientific content. It presents also a reflection on competencies and attitudes, based on the National Curriculum Guidelines that is the guiding document of Higher Education and outstanding authors that are dedicated to this subject, in this specific case of the Health Area Programs. Teaching by competencies should be directed to the holistic view of health care, offering to teachers the opportunity to learn how to do and to be. It is a case study that has the objective to present an ethical formation picture of Undergraduate Programs in Health Area in order to build knowledge related to the necessary changes to prepare health professionals that are ethical competent. The concept was built with various interrelated concepts that was aided by formulation qualitative research. During the research it was noted that there deficiencies in relation to content, related to continual formation in concern to didactical orientation and teaching – learning scenarios. The empirical field of investigation was a particular college in the Northewest area of Ceara State, Brazil. The participants were teachers of the Structural Teachers Core of twenty teachers including coordinators, in seven (07) health area programs, working for 40 (forty) weekly hours of activity. Data was obtained in two stages: 06 (six) sessions of a group focus and half structured individual interviews. Data analysis was done through contend analysis based in Bardin (2009), because it gives sense and meaning to the diversity of sample met in this research. The main results indicate us that the great part of teachers took part of the focused group sessions and the interviews internalized that continuing education provides an opportunity to reflect about the path which were taken; as also which may be take; thought as a way of questioning the facts; the intention of teaching-learning process; the diversity and complexity of the mental process and the strategies that they own to teach as well the students to learn.
Descrição
Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
Palavras-chave
Formação contínua , Conhecimento , Competências , Atitudes , Reflexão
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